Sigma Lithium é destaque em ranking divulgado pela Bolsa de Toronto

mineradora com gestão brasileira e com projetos em Minas Gerais, liderou o ranking deste ano da bolsa de acesso canadense para empresas em estágio inicial (TSXV), com crescimento de 250% em capitalização de mercado

Por Conexão Mineral 22/02/2023 - 20:49 hs
Foto: Bolsa de Toronto
Sigma Lithium é destaque em ranking divulgado pela Bolsa de Toronto
Metade das empresas de mineração da lista deste ano possui propriedades na América Latina

A TSX Venture Exchange (TSXV), divulga o ranking Venture 50 de 2023, que destaca as empresas de melhor desempenho do Canadá e do mundo que estão estimulando o crescimento nos seus respectivos setores. O destaque ficou para a empresa Sigma Lithium (TSXV:SGML), mineradora com gestão brasileira, que figura na primeira colocação do ranking. A Sigma Lithium possui projetos em Minas Gerais e liderou a lista Venture 50 deste ano com crescimento de 250% na capitalização de mercado e um aumento de 193% no preço das suas ações.   

“Os resultados deste ano destacam o papel que a TSXV desempenha para assegurar que as empresas em estágio de crescimento possam continuar a acessar o capital que necessitam para construir e expandir seus negócios,” disse Loui Anastasopoulos, presidente da Toronto Stock Exchange e Global Head, Capital Formation, TMX Group. “A Venture 50 de 2023 inclui empresas de todo o Canadá, assim como nove emissores internacionais, refletindo o impressionante alcance global dos nossos mercados de risco à medida que continuamos a expandir e diversificar o nosso dinâmico ecossistema”. 

As empresas da Venture 50 de 2023 apresentaram um retorno financeiro médio de 73% e registraram um aumento médio de capitalização de mercado de 145%. O desempenho foi especialmente forte entre as empresas de mineração e energia, que cresceram 174% e 89% respectivamente, comparado ao crescimento combinado de 34% entre outros setores. 

As empresas canadenses de diversos setores e regiões – representando cinco províncias – formam a maioria dos vencedores de 2023, demonstrando a importância da TSXV para o crescimento econômico do Canadá. A lista de 2023 também destaca as oportunidades internacionais únicas disponíveis para investidores canadenses através de capital de risco público. Emissores dos Países Baixos e de vários estados americanos completam o contingente internacional da Venture 50 deste ano. 

“Através da TSXV, os investidores de todo o mundo podem conhecer empresas com modelo de negócios diferenciados e que estão em processo de crescimento especialmente no Brasil. O ranking apresenta destaques em todos os setores que mostram a importância do capital de risco independente das condições econômicas,” reforçou Guillaume Légaré, Head do Brasil e América Latina da Bolsa de Valores de Toronto (TSX) e TSX Venture Exchange (TSXV).  

Os destaques de todos os setores incluem: 

-Papel fundamental da América Latina: Metade das empresas de mineração da lista deste ano possui propriedades na América Latina, um sinal da importância da região para metais de base e bateria.   

-Ressurgimento das empresas de energia canadenses: As empresas domésticas de petróleo e gás foram vistas como uma fonte de segurança energética no ano passado, mantendo fundamentos sólidos apoiados por preços de commodities robustos. 

-Retorno ao valor: Os investidores em setores diversificados trocaram as ações de crescimento por empresas orientadas para o valor que aumentaram a receita e o fluxo de caixa das operações e registraram fortes ganhos. Essas empresas abrangem uma variedade de setores incluindo materiais agrícolas, construção, varejo, serviços financeiros, e mídia. 

-Indo além do SaaS: Em meio a um mercado desafiador para o setor de tecnologia, os investidores buscaram valor tanto em hardware quanto em software. Eles também procuraram empresas em várias regiões geográficas, resultando em 10 principais que incluem empresas dos Países Baixos, British Columbia, Alberta, Saskatchewan, Ontário, Califórnia e Texas. 

-Crescimento da tecnologia limpa: Preços voláteis nos mercados tradicionais de energia contribuíram para um forte crescimento das empresas de tecnologia limpa, particularmente as empresas focadas na transição produtoras de combustíveis alternativos.