Imerys fortalece cultura de saúde e segurança para profissionais da indústria
No Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril, a mineradora destaca boas práticas para o cuidado com os colaboradores
Uma cultura bem disseminada de segurança e saúde ocupacional é aquela em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável é respeitado em todos os níveis. Para promover essa cultura, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data de 28 de abril para celebrar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.
Na Imerys, mineradora de caulim que possui duas minas no município de Ipixuna do Pará e uma planta de beneficiamento do minério e porto em Barcarena, as ações que reforçam uma cultura de segurança são realizadas em diversas áreas. Entre elas, a adoção de processos internos, cursos e programas de segurança e campanhas de conscientização. Para garantir o sucesso das ações, a Imerys conta com o apoio de consultorias e ferramentas de monitoramento, controle de indicadores e inspeção nas áreas na empresa.
“No último ano, foram investidos cerca de 1,6 milhão de reais em segurança do trabalho para melhoria contínua e implementação de tecnologia para inovar processos de cuidado com a saúde e práticas para prevenção de acidentes. Para além do cumprimento legal, a empresa busca modernos modelos de gestão estruturada, com boas práticas e iniciativas que vão desde a prevenção à correção imediata de desvios, com foco no cuidado ao colaborador”, afirma Caio Almeida, Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho
“Temos claro foco em estimular nosso time quanto ao comportamento seguro em suas atividades, com ferramentas de avaliação comportamental, como a Visible Felt Leadership (VFL), e também utilizamos programas de excelência mundial e referência, como Take 5 e 7 Serius, ferramentas para identificar perigos à segurança, além de avaliar e monitorar a exposição a possíveis riscos à saúde”, complementa.
Com o objetivo de ser referência em padrões de excelência nacionais e internacionais em saúde e segurança ocupacional, a Imerys atua com uma gestão proativa com os colaboradores para encontrar soluções adequadas, eficazes e sustentáveis. Para Jessé Prestes, técnico de enfermagem que atua no Ambulatório de Saúde da empresa e participa das ações do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) da Imerys, desenvolver ações que engajam os profissionais é fundamental para incentivar a cultura de saúde e segurança.
“Recentemente participamos de ações como a campanha para a importância da lavagem das mãos e o uso de álcool em gel, água e sabão. Em março, também tivemos sessões de ginástica laboral com profissionais de educação física para prevenção a dores lombares e nas articulações. É muito importante ter essa atenção aos colaboradores e eles gostam muito”, afirma o profissional.
Controle de Saúde e Segurança
Em janeiro deste ano, o Ministério do Trabalho e Previdência divulgou as estatísticas de acidentes de trabalho atualizadas pelo AEPS (Anuário Estatístico da Previdência Social) 2021. Os dados revelam aumento 15,11% nos acidentes de trabalho em todo o país em comparação aos números de 2020, saindo de 465.772 ocorrências para de 536.174. Nos casos de doenças ocupacionais, houve uma queda de 42,37%, reduzindo de 33.575 registros em 2020 para 19.348 em 2021.
Contrariando a tendência de aumento e auxiliando na redução desses índices de doenças ocupacionais, do país e no estado, a Imerys caminha para fortalecer as Normas Regulamentadoras (NR) no ambiente de trabalho e cumprir os requisitos de saúde e segurança, em todos os níveis, mantendo um robusto plano de treinamentos, além do fortalecimento da Comissão Interna de Prevenção (CIPA). Dentro do PCMSO, há um controle dos exames periódicos, mudança de função e retorno ao trabalho dos colaboradores.
“De janeiro de 2022 para cá, foram mais de 300 exames periódicos, 15 campanhas de saúde e segurança, com a participação de mais de 1000 colaboradores. Foram 121 treinamentos realizados no ano passado, com mais de 1600 pessoas treinadas. Temos uma taxa de frequência (TF) - um parâmetro da eficiência ou ineficiência da gestão de segurança e saúde do trabalho - de 1,32, nos últimos doze meses, em relação a acidentes de trabalho, com excelentes resultados em comparação com empresas do mesmo segmento de mineração, e a nossa meta é zerar os acidentes”, destaca Caio Almeida.
Além de seguir um cronograma de ações normativas em relação às atividades anuais e campanhas de conscientização, a CIPA atua em conjunto com os comitês de saúde e segurança da empresa. As inspeções de rotina são realizadas em campo para certificar as condições do ambiente de trabalho e o comportamento seguro dos colaboradores. A mineradora tem auditorias internas e externas periódicas que identificam as conformidades do sistema de gestão, bem como potenciais riscos e oportunidades de melhoria.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias