Aço Verde do Brasil recebe certificação I-REC para a sua termoelétrica
A certificação foi concedida pelo Instituto Totum, que garante o selo para empresas que utilizam fontes renováveis para geração de energia
Em 2021, a Aço Verde do Brasil investiu R$ 70 milhões em sua central termoelétrica na cidade de Açailândia (MA), visando a geração de energia limpa por meio do aproveitamento de gases provenientes do processo produtivo de altos-fornos. Esse investimento resultou na obtenção da certificação I-REC, reconhecendo o compromisso da empresa com a geração de energia limpa e renovável e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a usina termelétrica verde contribui para redução de consumo de energia elétrica do sistema de distribuição externo.
Sistema global
A certificação I-REC, também conhecida como Certificado Internacional de Energia Renovável, é um sistema global que rastreia e documenta a produção e o consumo de energia proveniente de fontes renováveis. A central termoelétrica da Aço Verde do Brasil, movida a gás de alto-forno (biogás) utilizando 100% de biocarbono, agora gera até 11,5 MWh de energia elétrica renovável I-REC, representando cerca de 30% da energia renovável externa adquirida pela empresa.
Panorama Energético Nacional
Apesar dos avanços na direção de fontes mais limpas, os números do setor energético ainda apresentam desafios no Brasil. O 3º Inventário de Emissões Atmosféricas em Usinas Termelétricas 2023, realizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente, mostra que as emissões ainda são preocupantes. As térmicas a carvão apresentaram as maiores taxas de emissões, e a média das usinas termelétricas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) aumentou de 582 tCO2e/GWh em 2021 para 637 tCO2e/GWh em 2022, principalmente devido à maior participação das usinas a carvão na geração de eletricidade.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Novembro 2024