AngloGold Ashanti inicia operação de carregadeira 100% elétrica na Mina Cuiabá
Carregadeira com zero emissão de carbono será utilizada em uma das mais profundas minas em operação no Brasil, com 1.600 metros
Com foco em uma mineração sustentável e segura, a AngloGold Ashanti inicia, neste mês de março, a operação da carregadeira 100% elétrica na Mina Cuiabá, em Sabará, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Comparado com a versão tradicional a diesel, o veículo é zero carbono, funciona a baterias, e tem sistemas com taxas mínimas de emissão de calor e ruídos, aumentando a segurança. O equipamento possui ainda o aumento potencial de 8% em sua produtividade de carregamento, em razão do ganho em velocidade e deslocamento gerado pelo torque instantâneo.
O veículo foi apresentado a equipes técnicas e à imprensa em evento realizado nesta terça-feira (05/03), na Mina Cuiabá, antes de descer para o subsolo, onde iniciará a operação. A aquisição coloca a produtora de ouro na vanguarda no setor minerário, uma vez que esta é a primeira carregadeira 100% elétrica do Brasil a operar em uma mina subterrânea. A mina Cuiabá é uma das operações mais profundas do Brasil, com mais de 1.600 metros de profundidade.
“Este é mais um importante passo na estratégia de descarbonização da AngloGold Ashanti com foco em nossos pilares de sustentabilidade e inovação. Já temos implementados na mina Cuiabá o sistema autônomo de carregamento (tele-remote) e o sistema de monitoramento de pessoas no subsolo (people tracking), além da perfuração autônoma. Agora, estamos adquirindo a primeira máquina 100% elétrica para subsolo”, destaca Luis Otávio de Lima, diretor das Operações Cuiabá.
A eletrificação da frota faz parte das ações da AngloGold Ashanti rumo à meta Net Zero, de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050. Em 2022, a empresa reduziu em 33% a emissão de dióxido de carbono (CO₂), na comparação com o ano anterior. Para chegar a este cenário, manteve 100% do consumo de energia elétrica proveniente de fonte renovável certificada, sem emissões de carbono associadas. Outros projetos de eletrificação da frota estão em andamento para o alcance das novas metas.
“A implantação de um equipamento como este proporciona ganhos que vão além dos operacionais. Os benefícios ambientais e em segurança reafirmam o compromisso da AngloGold Ashanti em promover uma mineração cada vez mais sustentável”, comenta Othon de Villefort Maia, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold Ashanti.
Benefícios da carregadeira
A Epiroc Scooptram ST14, modelo que irá operar no subsolo da mina Cuiabá, apresenta grandes diferenciais. “A tecnologia elétrica garante uma operação mais silenciosa e eficiente, eliminando completamente as emissões de gases. Isso não só melhora a segurança e a produtividade, mas também reduz significativamente os custos operacionais. Ela é movida a baterias de íon-lítio que podem ser trocadas no próprio local para uma operação contínua pelo tempo que for necessário”, explica André Balhestero, gerente Nacional de Vendas da Epiroc.
Todos os componentes sujeitos a manutenção, tais como filtros e blocos de válvulas e pontos de lubrificação diários são de fácil acesso, o que permite intervalos mais longos entre manutenções. A redução da quantidade de partes móveis em relação a um motor a diesel também contribui para um menor custo total de manutenção.
A necessidade de sistemas de ventilação complexos é reduzida já que o motor elétrico emite menos calor em comparação ao motor a diesel, aumentando a segurança e permitindo que os operadores trabalhem com mais qualidade e, portanto, maior produtividade, além de favorecer o alcance de profundidades maiores.
Outro ponto importante é que a operação da Epiroc Scooptram ST14 significa uma redução de aproximadamente 9.120 litros de óleo diesel/mês, o que corresponde a uma queda de 500 kg de emissões de CO2 durante um turno de 6 horas e de 285 toneladas ao longo de um ano. O valor deste investimento inicial é de aproximadamente R$ 11 milhões, para um período de 18 meses de locação, e de mais R$ 2,7 milhões em infraestrutura.
Posteriormente, o projeto de eletrificação de frotas prevê a expansão para as demais carregadeiras da empresa, bem como para os caminhões de transporte de minério. Veículos leves e frota de apoio também podem estar no escopo, futuramente. O planejamento da empresa é substituir mais duas carregadeiras a diesel por equipamentos elétricos até 2025 e concluir o processo com toda a frota deste tipo de veículo, nas Operações Cuiabá, até o final de 2027.
“Este avanço tecnológico na mineração subterrânea demonstra um comprometimento notável com a inovação, a sustentabilidade e a eficiência, alinhando-se com as tendências globais de redução de impactos ambientais e promoção de práticas de mineração responsáveis”, completa Gustavo Rezende, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Epiroc.
Outras inovações
A AngloGold Ashanti já implementou outras soluções inovadoras em parceria com a Epiroc. Dois exemplos são o sistema Mobilaris Situational Awareness (people tracking), para monitoramento em tempo real das equipes e equipamentos atuando no subsolo; e o sistema de operação tele remota que permite operar máquinas da superfície trazendo um ambiente mais seguro e confortável para os operadores.
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