Voith instala novo sistema de transmissão e dobra velocidade das correias

O maior transportador tem 12,8 km, um dos cinco maiores em lance único do mundo

Por Conexão Mineral 09/03/2017 - 12:17 hs
Foto: Voith
Voith instala novo sistema de transmissão e dobra velocidade das correias
Tempo de partida do transportador também foi reduzido

A Voith foi escolhida pela SsangYong Cement para realizar o projeto e a instalação de um novo sistema de transmissão e controle de transportadores de correia em sua unidade produtiva de Donghae, na Coréia do Sul. Com a aplicação do Voith TurboBelt DriveControl, a Voith superou os desafios do processo local de manejo de materiais, dobrando a produção de uma pedreira de calcário. Para conseguir dobrar capacidade de transporte desde a pedreira principal até a unidade de produção de cimento, foi necessário realizar mudanças técnicas fundamentais. A rota de transporte inclui dois transportadores, e o maior deles, com 12,8 quilômetros de comprimento, é um dos cinco maiores transportadores de correia em lance único do mundo.

Após uma análise inicial do sistema, a velocidade das correias foi dobrada de 3 m/s para 6 m/s, o que se traduziu em um aumento da capacidade de transporte. Para permitir esse aumento, foi necessário modificar não apenas a relação de transmissão, mas também a potência de acionamento instalada. A solução mais rentável foi a instalação de trens de força completamente novos np TC SB500, o transportador mais longo. Sua potência instalada agora é de 2 x 1,2 MW na extremidade inicial e 1 x 1,2 MW na extremidade final. Os antigos acionamentos da SB500, também de fabricação da Voith, foram transferidos para oTC SB200 (com dois quilômetros de extensão), dobrando o seu número de trens de força. Depois de mais de 20 anos em operação, os acionamentos apenas precisaram passar por uma revisão de manutenção antes de serem conectados ao novo controlador. A nova configuração do sistema de acionamento da SB200 agora conta com uma potência instalada de 4 x 600 kW no início do TC que também foi equipado com novas caixas redutoras.

Além dos novos trens de força, o desempenho global dos acionamentos também foi melhorado. Antes da reforma, o processo de partida do transportador mais longo com 12,8 quilômetros de comprimento demorava mais de 10 minutos. Além disso, as antigas dificuldades com a tecnologia de controle e a dinâmica do TC foram resolvidas graças ao sistema Voith TurboBelt DriveControl. Equipado com tecnologia de ponta, este sistema inclui o compartilhamento ativo de carga (load sharing ativo), o controle TC e a detecção de escorregamento, além da possibilidade de suporte remoto. A implementação desta nova tecnologia de controle para transportadores de correia prolonga a vida útil da correia ao reduzir tanto os esforços mecânicos como os impactos dinâmicos. O sistema Voith TurboBelt DriveControl agora controla a partida dos transportadores completamente carregados com cerca de 2.100 toneladas de pedras consumindo apenas metade do antigo tempo de partida. O controle da transmissão de torque garante uma aceleração extremamente suave e estável.

"Ao longo de 20 anos de operação deste transportador tão extenso, nunca havíamos visto características de partida e controle tão eficazes. Graças a esta reforma, pudemos reduzir as horas de trabalho dos trabalhadores na unidade, o que nos trouxe economias de custo e maior flexibilidade operacional. Graças à assistência técnica e ao suporte da Voith, a operação da unidade agora será mais sustentável, agregando valor para a comunidade, os proprietários e os trabalhadores", afirma Dukgi Lee, gerente geral da unidade e da equipe da manutenção da Ssang Yong Cement.