Sigma Lithium terá rede privada sem fio LTE
A solução sem fio privada da Nokia conectará mais de 200 trabalhadores da Sigma e equipamentos de mineração, aumentando a eficiência operacional, produtividade e segurança dos trabalhadores
A Nokia anunciou ontem (09/5) que foi escolhida pela Sigma Lithium, uma das principais produtoras globais de lítio, para implantar a primeira rede privada sem fio LTE nas Américas que apoia a mineração de lítio - um metal essencial para a produção de baterias que alimentam veículos elétricos. A Nokia trabalhará com o parceiro Alcon para implementar a rede privada sem fio, que apoiará 200 funcionários da Sigma e adicionará várias aplicações inovadoras de mineração que aumentam a produtividade e a eficiência operacional.
À medida que o mundo recorre a veículos mais eficientes em energia para combater as mudanças climáticas, aumenta rapidamente a demanda por lítio. Espera-se que a exploração global aumente mais de 10 vezes até 2035.
A Sigma produziu quantidades recordes de Litio Verde Triplo Zero em sua planta no Brasil em 2023 e seu Litio Verde Quíntuplo Zero foi reconhecido na COP28 como o lítio mais sustentável do mundo.
Com a implementação de uma rede privada LTE da Nokia baseada no Nokia Digital Automation Cloud (Nokia DAC), a empresa está intensificando seu objetivo de produzir baterias para veículos elétricos de próxima geração de maneira neutra em carbono, social e ambientalmente sustentável - implantando largura de banda dedicada e throughput robustos em todos os seus sites. Conectar trabalhadores com dispositivos robustos certificados, computação de borda industrial e um catálogo de aplicações neutras em ecossistema contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais seguro e melhora a produtividade e eficiência operacional com aplicativos cruciais de mineração, como despacho, push-to-talk e push-to-video, e sistemas de crachá inteligente.
“Na Sigma, estamos dedicados a impulsionar a próxima geração de veículos elétricos da maneira mais sustentável. Estamos muito animados para trabalhar com a Nokia e a Alcon para aprimorar a segurança e eficiência dos trabalhadores, enquanto continuamos a expandir nossa exploração de um metal essencial para a transição energética mundial”, diz Marcelo Marinho, Diretor de Operações da Sigma Lithium.
“Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Nokia neste emocionante projeto para fornecer redes de missão crítica à Sigma Lithium. Nossa expertise em implantar essas soluções vitais em ambientes desafiadores garantirá uma implementação otimizada para a Sigma Lithium”, afirma Victorio Accon, Gerente Comercial da Alcon.
“Essa importante colaboração com a Alcon trará conectividade robusta para a líder mundial em mineração de lítio, Sigma Lithium, e acelerará a digitalização. Soluções dedicadas e críticas para a missão que conectam dispositivos e aplicações industriais estão no cerne da revolução na forma como o setor de mineração opera - mantendo os funcionários seguros e permitindo operações de alto desempenho que entregam resultados”, explica David de Lancelloti, Vice-Presidente de Enterprise Campus Edge Business da Nokia.
A plataforma da Nokia para digitalização industrial, redes privadas sem fio, aplicações e dispositivos, fornece conectividade de banda larga mais abrangente, com menor latência e maior previsibilidade e segurança do que soluções alternativas. As soluções da Nokia estão sendo selecionadas por várias indústrias como a espinha dorsal de projetos de transformação digital.
A Nokia implantou redes de missão crítica para mais de 2.600 clientes corporativos líderes em múltiplas indústrias. Também ampliou sua presença para mais de 730 clientes de rede privada sem fio em todo o mundo em uma variedade de setores industriais.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias