I Simpósio de Geometalurgia reuniu mais de 300 participantes na UFMG

Por Conexão Mineral 10/07/2024 - 20:12 hs
Foto: Foca Lisboa
I Simpósio de Geometalurgia reuniu mais de 300 participantes na UFMG
Durante o evento, foram apresentadas 12 palestras de diversas empresas

O I Simpósio de Geometalurgia aconteceu entre os dias 24 e 25 de junho de 2024 e contou com mais de 300 participantes. Foi uma excelente oportunidade para profissionais das áreas de geologia, planejamento de lavra e usina discutirem em conjunto sobre este tema tão relevante para as empresas mineradoras, que é a geometalurgia.

Durante o evento, foram apresentadas 12 palestras de diversas empresas, de diferentes commodities e portes, onde os profissionais destas empresas apresentaram seus pontos de vista sobre a geometalurgia e as metodologias adotadas por suas respectivas empresas nos programas geometalúrgicos das suas minas. Todas as palestras  proporcionaram diversos insights aos participantes do simpósio.


Além das palestras, houve 3 mesas redondas no decorrer do I Simpósio de Geometalurgia, com um intenso debate sobre diversas questões referentes a geometalurgia, como a aditividade ou não de variáveis geometalúrgicas, a necessidade de fazer ensaios completos ou simplificados para a obtenção dos dados que serão alimentados nos modelos geometalúrgicos e a aplicação dos modelos geometalúrgicos ao planejamento de lavra.

Durante os coffee break, ocorreram as sessões pôster, onde 30 trabalhos foram apresentados ao longo dos dois dias de evento, desde projetos aplicados na indústria até  acadêmicos, de diversas universidades. Alguns autores enviaram, além do pôster, o artigo completo sobre o trabalho apresentado. Os melhores trabalhos, a serem avaliados pelo comitê organizador, serão publicados em uma edição especial da revista HOLOS.

A avaliação geral de todos os presentes foi de que o evento foi um sucesso, com um ambiente propício para discussões de alto nível sobre geometalurgia, e troca de experiências entre os profissionais de diferentes empresas, gerando insights para possíveis melhorias nos programas geometalúrgicos de suas respectivas empresas.

Outro ponto interessante do I Simpósio de Geometalurgia foi ter dado oportunidade para empresas de diferentes localidades, commodities e tamanho apresentarem suas realidades no que tange a geometalurgia. As ferramentas que estão a disposição de uma grande empresa nem sempre estão a disposição de uma empresa média/pequena, que lançam mão de outros artifícios, que as vezes, uma grande empresa nem se lembra que pode adotar uma solução mais simples para resolver o seu problema.