Volvo lança as carregadeiras de rodas L110H e L120H produzidas em Pederneiras (SP)
A Volvo Construction Equipment está lançando no Brasil as carregadeiras de rodas L110H e L120H, produzidas em sua fábrica brasileira, localizada em Pederneiras (SP). Segundo o fabricante, os modelos trazem melhorias que elevam a produtividade em até 12% e a economia de combustível em até 28% em relação às antecessoras, com elevada disponibilidade em segmentos como mineração, indústria, construção civil e também em obras de infraestrutura pesada.
As novas Volvo L110H e L120H complementam a atualização tecnológica e o portfólio de carregadeiras da marca. Agora são 11 modelos, que começam com a L60H, com peso operacional de 13.600 kg, e vai até a L350H (56.300 kg). A L110H tem peso operacional de 20.700 kg. Já a L120H, de 21.600 kg. “Estamos com uma linha completa, para toda a faixa de pesos. São modelos de última geração, a mesma disponível na Europa e nos EUA”, afirma Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil.
As carregadeiras têm o novo motor Volvo D8L. São 228 hp na L110H e 241 hp na L120H. É um propulsor 5% mais potente e com níveis de confiabilidade e eficiência superiores à versão anterior. Tem alto torque a baixas rotações, como nas demais carregadeiras Volvo série H.
A função Eco Pedal ajuda na economia de combustível ao orientar o operador a reduzir a rotação do equipamento a níveis de alta eficiência.
O Controle de Tração (Rimpull Control) regula a tração dos pneus em terrenos escorregadios para evitar deslizamento e gasto excessivo de combustível.
O Desligamento Postergado do Motor (Delayed Engine Shutdown) auxilia no resfriamento do propulsor, o que garante maior vida útil dos componentes.
Outro destaque é a nova transmissão, que pode ser equipada com a tecnologia OptiShift. “Esse sistema Volvo usa algoritmos inteligentes para otimizar a troca de marchas, o torque e a pressão do óleo, adaptando-se às condições de trabalho em tempo real”, explica Guilherme Ferreira, especialista de produto da Volvo CE.
Uma nova função de Controle de Força de Tração traz mais eficiência no carregamento e melhora o desempenho nos aclives. Com isso, reduz o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.
Para facilitar a manutenção, as carregadeiras Volvo L110H e L120H oferecem acesso irrestrito a componentes vitais. O capô do motor tem abertura elétrica.
O acesso seguro ao equipamento é prioridade. O pega-mão está destacado em cor laranja para atenção do operador nos três pontos de apoio para subir e descer da escavadeira. Degraus com chapas corrugadas evitam escorregões.
O operador conta com cinto de segurança de 3 pontos de série. Inventado pela Volvo, o dispositivo é um dos grandes legados da marca em benefício de toda a sociedade.
As escavadeiras oferecem quatro pacotes de luzes para atender qualquer operação, com opção em lâmpadas LED ou halógenas. O limite de carga de tombamento aumentou em 4% na L110H e 6% na L120H.
Dentro da cabine, o assento do operador tem apoio lombar, de cabeça e braços, com regulagens de altura, profundidade e inclinação. O painel digital foi redesenhado. A interface é mais amigável e com mais funções, o que reduziu o número de botões na coluna.
Em toda a série H, os comandos são agora eletro-hidráulicos, o que aumenta o conforto e a precisão nos movimentos. As alavancas têm a opção de joystick. E uma novidade: equipamentos com a 4ª função hidráulica oferecem o joystick opcional com as 4 funções integradas.
As novas carregadeiras trazem de série o Volvo Co-Pilot, conjunto de tecnologias que aumentam a produtividade, a eficiência e a segurança. Estão disponíveis funcionalidades como o Assistente de Carregamento (Load Assist), Sistema de Medição de Carga (Task Mode) e Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS), dentre outras.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias