ABB fará atualização de unidade de laminação de aço a quente da SSAB na Suécia
Projeto inclui troca de motores, inversores de frequência, conjuntos de cubículos e sistemas de controle da planta da siderúrgica em Borlänge
A empresa de automação ABB vai atualizar a unidade de laminação de aço a quente da siderúrgica SSAB em Borlänge, no interior da Suécia.
Os três contratos firmados entre as empresas preveem a troca de motores, conjuntos de cubículos, inversores de frequência e o sistema de controle distribuído em uso na planta, que é a principal unidade produtiva da SSAB, desde 1878.
De acordo com comunicado divulgado pela ABB, a atualização integra um investimento da SSAB que visa estabilizar os níveis de produtividade de Borlänge, além de melhorar os índices de eficiência energética da unidade.
A estabilização também vai preparar caminho para o descomissionamento das linhas de laminação de aço a quente de Borlänge até o ano de 2030, enquanto a SSAB avança na construção de uma nova unidade de laminação na cidade de Luleå, Suécia, que vai operar sem combustível fóssil, ao custo de 50 milhões de coroas suecas.
Ainda de acordo com o comunicado, os contratos vão contribuir com o objetivo da siderúrgica de ser a primeira no mundo a comercializar aço fabricado sem o uso de combustíveis fósseis já no ano de 2026.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Agosto 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias