ABM Week: Enemet debate os requisitos para desenvolver a carreira no setor minero-metalúrgico

Em meio a celebração de 80 anos da ABM, estudantes de todo o Brasil puderam tirar dúvidas sobre carreiras, formação acadêmica e a importância das soft skills no mercado, em conversas com representantes de empresas e acadêmicos

Por Conexão Mineral 03/09/2024 - 20:01 hs
Foto: ABM
ABM Week: Enemet debate os requisitos para desenvolver a carreira no setor minero-metalúrgico
ABM Week acontece em São Paulo

A primeira atividade da 8ª edição da ABM Week foi o Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas (Enemet) realizado nesta terça-feira, 03 de setembro, no Auditorium ArcelorMittal, no centro de eventos Pro Magno, em São Paulo. O evento, que contou com tradução simultânea, está em sua 22ª edição e serve como ponte entre os estudantes universitários e o mercado de trabalho, sendo organizado pela Comissão Técnica de Iniciação Científico-tecnológica da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). 

O primeiro a discursar e oferecer as boas-vindas ao público, majoritariamente composto por estudantes, foi o coordenador do Enemet, o Professor Dr. Willy Ank de Morais, da Unisanta, seguido por Horacidio Leal Barbosa, Presidente Executivo da ABM, e Sergio Leite de Andrade, Coordenador Geral da 8ª edição da ABM Week e Presidente do Conselho de Administração da ABM.

O tema central desta edição do encontro foi “Atributos importantes para o desenvolvimento de uma carreira no setor minero-metalúrgico”. Iniciando a roda de palestrantes, o Professor da UFRGS e Vice-coordenador Técnico da ABM Week 8ª edição Dr. Antônio Cézar Faria salientou a importância de seguir na carreira acadêmica, adquirindo vivências acadêmicas em mestrados, pós-graduações e doutorados, seja no início da carreira, a fim de galgar posições na área, seja em um segundo momento da vida profissional.

Além disso, mencionou a necessidade de comunicação e disponibilidade que os professores devem ter para com os alunos. “Os jovens são o futuro da academia. Não pode haver nenhum impeditivo, ruído ou receio entre a comunicação de ambos, e minha agenda sempre está aberta a responder dúvidas. O maior prêmio como educador é presenciar o sucesso dos seus alunos. Se você não fica entusiasmado com as conquistas, você está no lugar errado ”, destacou.

O acadêmico aproveitou sua fala para incentivar a nova geração a buscar o contato com todas as oportunidades que são apresentadas, desde o “chão de aula” e o “chão de fábrica”, até laboratórios e oportunidades de estágio. Esse contato frequente com atividades extracurriculares foi a porta de entrada que ele obteve para a indústria, por meio da ABM, além disso, o docente é membro participante da associação há mais de quatro décadas. 

Ao final de sua participação, o professor Dr. Antônio agradeceu aos voluntários da organização por auxiliar no translado de diversos alunos do Rio Grande do Sul, inclusive prestando ajuda durante as enchentes que afetaram o estado da região Sul.

Na sequência, o próximo palestrante a discursar foi Paulo Marcelo Rodrigues, Diretor de Unidade de Negócio Sul Fluminense da ArcelorMittal. Durante a conversa com os estudantes, o profissional separou dez dicas para os futuros profissionais do setor minero-metalúrgico.

Em primeiro lugar, elencou a importância de desenvolver percepção de risco e cuidado com todos ao seu redor. “Segurança não tem hierarquia, acredito que esse seja o nosso principal diferencial atualmente”, acrescentou. Outras características mencionadas por Paulo incluem conhecimento técnico por meio da prática, capacidade de resolução de problemas e gestão de projetos independente da magnitude. Entre outras habilidades, a expertise na área de sustentabilidade, políticas de cunho ESG e análise de dados são as mais exigidas pelo mercado de trabalho, de acordo com o profissional.

O próximo palestrante foi Marino Moscardini dos Passos Junior, Gerente Técnico de Tecnologia da Operação de Aços Especiais da Gerdau. Primeiramente, o gerente comentou o momento da empresa em números e portfólio de soluções ao mercado, incluindo o mais recente braço de inovação e venture capital, a Gerdau Next.

Em sua mensagem aos estudantes, o profissional foi claro e direto: “Temos que nos basear em nosso principal propósito, empoderar as pessoas que constroem o futuro, para isso, a integração entre as empresas, estudantes e universidades é imperativo e necessita de mais fomento”.

Estreando o quadro feminino na ABM Week, Joyce Christine Ribeiro, Diretora de Operações da Ternium, trouxe luz a um tema que está em alta, principalmente entre as novas gerações: as soft skills. Essas habilidades, que incluem comunicação, liderança, trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade, estão se tornando cada vez mais essenciais no ambiente de trabalho moderno.

“A capacidade de se relacionar e colaborar de maneira eficaz é o grande diferencial que impulsiona o sucesso profissional e pessoal. Tive a oportunidade de expandir meu repertório acadêmico no exterior e digo com tranquilidade que o povo brasileiro se destaca mundialmente em questões de habilidades interpessoais e resolução de problemas”, enfatizou Christine.

O quinto palestrante foi Paulo Pinheiro, Diretor Executivo da SMS Group & Paul Wurth do Brasil. O executivo aproveitou o gancho fornecido na palestra anterior e iniciou sua fala fortalecendo o anseio pela maior presença do público feminino no setor.

“Cada vez mais enxergo a necessidade de sermos os principais patrocinadores de novas mulheres dentro de nosso setor. Segundo dados do CREA, apenas 20% dos novos profissionais de engenharia são compostos por mulheres. Temos uma oportunidade imensa à nossa frente. Após diversos anos de convívio e trocas, hoje posso dizer que sou um promotor da ABM, espero que esse sentimento se multiplique, em especial entre as mulheres em atuação e futuras ingressantes”, finalizou Pinheiro.

Após a contribuição de Paulo, Augusto Pereira de Sá tomou o palco e representou a Vale na sessão. Gerente Geral de Assistência Técnica Global da empresa, em seu tempo de fala o profissional evidenciou a importância das experiências práticas para o aprimoramento e valorização do currículo. Em seu discurso, enfatizou que a capacidade de se adaptar e não temer mudanças, seja na troca de emprego, iniciação científica, estágio ou projeto de extensão, é essencial para o desenvolvimento contínuo, e nunca se acomodar diante de um mercado de trabalho mais dinâmico do que nunca.

Por fim, Américo Ferreira Neto, Vice-presidente Industrial da Usiminas, encerrou o primeiro evento da 8ª edição da ABM Week, compartilhando como se reinventou ao longo de sua carreira. Ele mencionou que, quando ingressou na área, há mais de três décadas, pouco se falava sobre a Indústria 3.0, enquanto hoje o foco está na Indústria 5.0. Sua capacidade de adaptação o levou a concluir um mestrado que o auxiliou no aprimoramento de um equipamento no qual trabalhava, colhendo frutos dessa formação até hoje. Em sua fala final, Ferreira Neto reforçou os dois pilares que regem sua vida profissional: segurança e responsabilidade ambiental.