Minas-Rio celebra uma década de conquistas
Por Evilmar Fonseca*
No dia 25 de outubro de 2014, o Sistema Minas-Rio, da Anglo American, realizou seu embarque inaugural de minério de ferro no Porto do Açu, terminal portuário administrado pela Ferroport, em São João da Barra (RJ). Nesses dez anos de atividade, alcançamos a marca de mais de 1000 embarques, abastecendo o mercado global com um produto de alta qualidade e baixo índice de impureza – essencial para a descarbonização da cadeia produtiva do aço.
Considerado um dos maiores projetos de mineração de ferro do mundo, o Minas-Rio contempla a produção e o beneficiamento mineral em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG), além de um mineroduto com 529 km de extensão, que passa por 33 municípios entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, até a filtragem e a exportação. São mais de 3,6 bilhões de toneladas de recursos minerais certificados, com uma capacidade nominal de produção de 26,5 milhões de toneladas.
O impacto socioeconômico do empreendimento é significativo. Atualmente, o negócio gera cerca de 12 mil empregos, entre próprios e terceiros, com investimentos previstos de, aproximadamente, R$ 12 bilhões entre 2024 e 2028, além da arrecadação de impostos e tributos. Os recursos integram ações de melhoria e manutenção, incluindo mais segurança, sustentabilidade e eficácia da operação, além de aportes para comunidades anfitriãs e para a preservação da biodiversidade.
Seguindo o propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, a Anglo American, por meio do seu Plano de Mineração Sustentável, promove parcerias para melhorias nos sistemas de educação e de saúde dos municípios que acolhem o Minas-Rio; programas para geração de empregos desvinculados da cadeia da mineração; investimentos em obras de infraestrutura e de preservação do patrimônio; patrocínio de ações culturais, entre diversas outras iniciativas.
Além disso, 100% da matriz de energia elétrica do Minas-Rio é renovável, e mais de 32 mil hectares de áreas verdes nativas do Brasil são preservados pela Anglo American – o que representa mais de seis vezes a sua área operada no país. Olhando para o futuro, estamos construindo uma planta de filtragem de rejeitos em nossa mina, que evitará o lançamento de até 85% do rejeito total para a barragem. Vale ressaltar ainda que o Minas-Rio recebeu recentemente o reconhecimento do padrão IRMA, sigla referente à Iniciativa para a Garantia de Mineração Responsável. A operação alcançou o nível de desempenho IRMA 75, inédito em todo o mundo para negócios de minério de ferro.
Os marcos dos dez anos de história são inúmeros, resultado de muito empenho e dedicação em meio aos desafios ambientais, sociais, econômicos e operacionais. Sabemos que essas conquistas só se tornaram possíveis porque colocamos as pessoas no centro de tudo que fazemos e entendemos que estar em sintonia com as necessidades da sociedade é preponderante para o sucesso e a continuidade do negócio. Comemorar os dez anos do Minas-Rio é celebrar a resiliência. Estamos ansiosos pelas próximas décadas e pelos novos triunfos que certamente virão.
(*) Evilmar Fonseca, diretor de Operações de Minério de Ferro da Anglo American no Brasil.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias