Inovação na gestão de pessoas: como a Hydro fortalece capital humano
Por Nelia Lapa*
O setor de mineração é um dos pilares da economia global: os minérios estão em tudo que nos cerca. Desde as casas e prédios, nos automóveis, nos telefones e em vários outros itens do nosso dia a dia. Para sustentar tamanha relevância, a mineração vem se consolidando como um setor que emprega as melhores tecnologias, inovações e práticas sustentáveis. É, sem dúvida, essencial para viabilizar a economia de baixo carbono. Apesar disso, o setor ainda enfrenta um desafio: atrair e reter profissionais qualificados.
As operações geralmente estão localizadas em áreas remotas e com menos ou de difícil acesso a infraestrutura para atração de famílias, como por exemplo boas escolas e serviços de saúde, que muitas vezes afastam profissionais qualificados. Além disso, a indústria mineral demanda um conjunto específico de habilidades técnicas e, muitas vezes, experiência prática em campo, o que desafia a oferta de mão de obra especializada.
Entre os jovens, a mineração é frequentemente vista como uma atividade tradicional e restrita, o que pode influenciar as escolhas de carreira.
O que se observa na prática é que o setor tem se modernizado rapidamente, avançando em metodologias de trabalho e tecnologias. A Hydro possui em Paragominas, no Pará, uma mina de bauxita, minério que é matéria-prima para a cadeia produtiva do alumínio. Ali empregamos soluções de ponta para garantir uma operação sustentável e um bom ambiente de trabalho, que oferece oportunidades de desenvolvimento da carreira e de contribuição social.
É uma indústria que precisa cada vez mais de qualificação e de diversidade. Com um detalhe: é um mercado altamente competitivo.
E aí voltamos ao desafio da atração de talentos: atrair vai além de divulgar vagas de emprego. Parte do trabalho envolve transformar a percepção sobre a mineração, apresentando-a como uma indústria moderna, sustentável, diversa, inclusiva e repleta de oportunidades. Combinando inovação, responsabilidade socioambiental e foco no desenvolvimento das pessoas, as organizações devem buscar tornar a carreira na mineração mais atraente e conectada às expectativas das novas gerações.
As empresas do setor estão desafiadas a adotar estratégias de atração e retenção que vão além do tradicional pacote de benefícios, programas de aceleração profissional e o bem-estar dos colaboradores.
A aposta da Hydro no desenvolvimento de sua força de trabalho
Em resposta, a Hydro aposta numa estratégia que combina formação técnica especializada, cultura de aprendizado, ações de reconhecimento, fomento à diversidade e inclusão, oferta de desenvolvimento e de diferentes experiências profissionais, trilha de sucessão e benefícios diferenciados para atrair e reter talentos.
Tudo começa no recrutamento de talentos. A empresa padronizou e fortaleceu as ações de seleção com uma “abordagem centrada no ser humano”, que avalia o perfil da pessoa à luz da proposta de valor aos empregados.
Esta abordagem, inclusive, é aplicada nos programas de entrada, que contempla oportunidades para aprendizes, universitários, trainees e estudantes de cursos técnicos. É a primeira chance para aliar vivências teóricas e práticas. As taxas de efetivação chegam a 76% para trainees e 38% para estagiários.
Uma vez dentro da empresa, o profissional vivencia na prática que as pessoas estão no centro da estratégia de negócios. O investimento em qualificação é um exemplo. Até novembro de 2024, a empresa já havia investido 117 mil horas de treinamento, capacitando colaboradores e proporcionando um crescimento contínuo. Também oferece subsídios para cursos de graduação, pós-graduação e formação técnica, além de subsídios à educação dos dependentes. Essas iniciativas fortalecem a relação de longo prazo com as famílias de funcionários e criam um ecossistema de desenvolvimento dentro e fora da companhia.
Algumas ações extrapolam os muros da empresa, como os cursos de formação profissional ofertados gratuitamente para comunidades vizinhas às operações da empresa. A Hydro entende que seu papel vai além dos limites internos: ao contribuir para o fortalecimento da educação e da qualificação profissional nas comunidades onde está inserida, ela reforça a base necessária para o crescimento sustentável do setor e das regiões onde atua.
Desafios e soluções
Pensando em incentivar a qualidade de vida e a saúde mental dos empregados, a Hydro implementou nas unidades do Pará o Programa Viver Bem, que vai além da saúde ocupacional. Em vez de focar apenas na prevenção de riscos laborais, o programa cuida das pessoas de forma integral, considerando saúde física, mental e social. Esse cuidado se estende também aos dependentes dos empregados, reconhecendo a importância do bem-estar da família para a felicidade e produtividade de quem trabalha na empresa.
Benefícios como o reembolso escolar, o auxílio-creche e espaços exclusivos para assistência a empregadas que são mães são estímulos para a conciliação entre vida profissional e familiar, facilitando, sobretudo, a atração e a permanência de mulheres na empresa.
Apesar dos desafios para implementar trabalho remoto ou híbrido nas operações de mineração, a Hydro oferece flexibilidade nas funções administrativas, atraindo profissionais qualificados para essas áreas. A empresa mantém ações consistentes para a inclusão de grupos sociais minorizados e tolerância zero à discriminação e a qualquer forma de assédio, proporcionando um ambiente de trabalho respeitoso e ético para todas as pessoas.
A evolução da mineração passa pela adaptação às necessidades e expectativas de uma força de trabalho cada vez mais qualificada e exigente. A Hydro destaca suas ações voltadas para o desenvolvimento profissional e bem-estar dos colaboradores, mostrando que é possível inovar e criar um ambiente de trabalho que une crescimento, sustentabilidade e qualidade de vida.
À medida que o setor avança, é preciso que as empresas invistam cada vez mais em formação, apoio contínuo e práticas inclusivas. O futuro do setor dependerá de como as organizações conseguirão integrar esses elementos de forma estratégica, oferecendo uma trajetória sustentável para as próximas gerações.
(*) Nelia Lapa é vice-presidente de Pessoas, Comunicação, Saúde e Segurança da Hydro Bauxita & Alumina
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