Da atração à conexão: uma jornada de desenvolvimento mútuo

Por Conexão Mineral 16/01/2025 - 21:57 hs
Foto: Samarco
Da atração à conexão: uma jornada de desenvolvimento mútuo
Vera Lúcia Silva, Gerente-geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Samarco

Por Vera Lúcia Silva*

Em uma sociedade em constante transformação, a atração e desenvolvimento de pessoas é um fator estratégico para as organizações. Mais do que a atração em si, a conexão com valores e propósito é ao mesmo tempo um desafio e a resposta para este cenário. Desta forma, é necessário superar possíveis estigmas do setor mineral que ainda habitam o imaginário, sobretudo das novas gerações e demonstrar, com ações práticas, que o setor está em evolução, com adoção de novas tecnologias, gestão mais humanizada e iniciativas em prol da sustentabilidade.  

Acredito que somente a melhor parte de nós é capaz de atrair a melhor parte das outras pessoas. Na Samarco, em especial, nossas práticas seguem nesta direção, sustentadas por uma gestão integrada e sempre orientada por nosso propósito, que é fazer uma mineração diferente e sustentável, capaz de gerar resultados e compartilhar valor para a sociedade. E nós, da gestão de pessoas, temos um papel fundamental para atrair a força de trabalho potencial a partir da definição de estratégias que tornem mais evidente os avanços do setor.

O ponto de partida é apresentarmos a essencialidade da mineração, ou seja, como os minerais fazem parte da nossa vida e são fundamentais para o desenvolvimento humano. 

A Samarco tem atuado na construção de aliados para esta transformação de percepção. A parceria com o setor público tem permitido alcançar, por exemplo, crianças do ensino básico, jovens, pais e responsáveis. Também temos uma atuação no compartilhamento de aprendizados, de soluções e de informações sobre o desenvolvimento tecnológico na mineração, com a presença dos nossos profissionais nas universidades, no ensino técnico e em eventos de instituições e entidades de diferentes áreas. Temos aberto as portas para que as pessoas conheçam a mineração. 

Mas devemos ir além e demonstrar como desempenhamos esta atividade de forma diferente e sustentável. Neste sentindo, o esforço para redução das emissões de gases do efeito estufa e a descarbonização de processos produtivos de nosso setor, por exemplo, representam diferenciais para atração de uma geração preocupada com o futuro do planeta. Nossa atividade tem papel relevante no enfrentamento das mudanças climáticas por ser fornecedor de minerais estratégicos para a transição a uma economia de baixo carbono. 

Desta forma, uma das estratégias adotadas pela Samarco é compartilhar tais avanços com a sociedade, com transparência e diálogo. Acredito que precisamos pensar globalmente, mas também agir localmente. Para o desafio de atração e retenção de pessoas não é diferente. Por isso, é necessário cada vez mais estreitar o relacionamento com as comunidades de áreas vizinhas de nossas unidades industriais. Esse relacionamento é construído diariamente e é onde está a força de trabalho que queremos atrair. Agindo desta forma, reduzimos um dos impactos percebidos, que é a migração de pessoas para as cidades onde atuamos.

Neste sentido, atuamos em duas frentes, a primeira é oferecendo cursos de qualificação customizados para estes territórios e que, ao mesmo tempo, atendam às demandas futuras de nossa empresa. Este é o tipo de investimento que gera benefícios mútuos. Na outra frente, adequamos nosso processo de contratação e programas de porta de entrada priorizando as pessoas da região.

Acreditamos no poder transformador da educação e no potencial de nossos jovens. Por isso, investimos em programas de entrada como jovens aprendizes, estágios e trainees. Ao cultivarmos esses profissionais desde o início de suas carreiras, construímos um futuro mais promissor tanto para eles quanto para a nossa organização.

Reforço também que a diversidade é um diferencial, sendo um fator decisivo na escolha de futuros profissionais, assim como é estratégica para o crescimento das empresas. Mais do que abrir oportunidades, precisamos promover um ambiente de respeito. Na Samarco, isso se reflete nas iniciativas que desenvolvemos para garantir segurança psicológica. Nosso Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão, com formação de grupos voluntários focados em gênero, raça, pessoas com deficiência e LGBTQIA+ que atuam para evoluirmos no desafio de atrair e engajar talentos de perfis diversos.

Atualmente, as mulheres representam 23% do total da força de trabalho da Samarco, acima da média nacional (21%) e em ritmo crescente. Em 2023, mais de 46% das admissões da empresa foram de mulheres. Hoje temos mulheres em todas as áreas, desde diretoria até a operação. 

Avançar em gênero abre caminhos para progredirmos em outros grupos minorizados. Investir nessa força de trabalho transforma a realidade e deixa um legado para gerações futuras. A Samarco mantém, ainda, ações afirmativas como o primeiro Programa Trainee para Operadoras de Equipamentos de Mina, que em abril de 2024 formou 25 mulheres, que até então, nunca haviam pensado em atuar na mineração. Outras 16 concluíram as formações no Programa Supervisoras da Operação, capacitando-as para atuarem em áreas como mina, beneficiamento, automação e instrumentação, produção, manutenção e porto. Mulheres e pessoas com deficiência são o foco do Programa Trainee Operacional, lançado em julho de 2024, que capacitou 35 pessoas, para atender o planejamento da Samarco. Além da contratação recente de 40 profissionais que ocuparam posição nas áreas operacionais e administrativa. 

Criamos, internamente, “Papo de Homem”, que convida o público masculino a revisitar e repensar ações e visões perante as mulheres. Quando menciono um ambiente acolhedor, cito também o combate a todos os tipos de assédio. Alinhados à nossa Política de Direitos Humanos, realizamos campanhas de letramento e conscientização, assim como reforçamos nossos canais de denúncia e ouvidoria, com atendimento humanizado. Afinal, todas as pessoas merecem trabalhar em um ambiente de segurança psicológica. 

Tão importante quanto encantar e atrair pessoas é promover sua inclusão, retenção e desenvolvimento. Isso começa no processo de contratação, na forma como acolhemos os candidatos, e continua na organização do trabalho, na forma como ajudamos o desenvolvimento profissional e pessoal. Houve um tempo em que a carreira dos profissionais era responsabilidade da empresa. Hoje empoderamos as pessoas e temos o desafio de apoiá-las para o crescimento.

Temos programas contínuos de aperfeiçoamento com trilhas de desenvolvimento customizadas para nossas pessoas. Soma-se isso uma cultura de feedback e avaliações que permitem a constante evolução. Aliados neste desenvolvimento e peça fundamental na cultura e clima organizacional está o engajamento da liderança. Por isso, investimos na capacitação dessas pessoas para uma gestão mais assertiva. 

Além da remuneração alinhada aos padrões de mercado e participação nos resultados, também buscamos oferecer benefícios que auxiliem integralmente a pessoa, desde saúde física e mental, com planos de assistência adequados, aos programas de auxílio ao bem-estar da família, auxílio-creche e licença parental, dentre outros.

Esta jornada de transformações da Samarco tem sido reconhecida. Em outubro deste ano, fomos eleita o lugar mais incrível para trabalhar, entre empresas de grande porte e no setor de mineração, metalurgia e siderurgia, pela FIA Business School e Estadão. A premiação reflete o nosso empenho em promover um ambiente de trabalho seguro, acolhedor, respeitoso, alinhado a um processo de reestruturação organizacional. 

Acredito que além de atrair novas pessoas, devemos cuidar das que estão conosco. Iniciei dizendo que o que tem de melhor em nós atrai o melhor nos outros. Digo firmemente que o que há de melhor na Samarco são nossas pessoas. São elas que constroem a empresa que somos hoje e que nos permite atrair novas pessoas para seguir conosco em uma jornada de evolução constante e ganhos mútuos.

(*) Vera Lúcia Silva, Gerente-geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Samarco