Governo Federal libera compra de terras para construção de ramal ferroviário da Cedro
A empresa, que tem entre seus negócios a Cedro Mineração, planeja investir R$ 1,5 bilhão no projeto, que terá cerca de 30 quilômetros de extensão
A empresa, que tem entre seus negócios a Cedro Mineração, planeja investir R$ 1,5 bilhão no projeto, que terá cerca de 30 quilômetros de extensão
Em decisão da Superintendência de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, o governo federal credenciou como bens de utilidade pública todos os imóveis necessários para a implantação do ramal ferroviário que será construído pela Cedro Participações entre os municípios de Mateus Leme e Mário Campos, em Minas Gerais.
Com a decisão, a Cedro foi autorizada a promover as desapropriações necessárias para a execução da obra. A empresa também poderá invocar o caráter de urgência no processo de desapropriação, visando a tomada imediata da posse dos imóveis. Os imóveis abrangidos por essa decisão estão definidos pelas coordenadas previamente aprovadas na outorga concedida para a implantação do ramal no final do ano passado.
A empresa, que tem entre seus negócios a Cedro Mineração, planeja investir R$ 1,5 bilhão no projeto, que terá cerca de 30 quilômetros de extensão e capacidade de movimentar 25 milhões de toneladas anuais de minério de ferro. Além disso, vai retirar aproximadamente 5 mil carretas por dia das estradas da região, reduzindo acidentes e as emissões de CO₂ em 40 mil toneladas anuais.
Terminal ferroviário em Itabirito recebe Licença Ambiental
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais expediu em 10 de fevereiro de 2025, o licenciamento ambiental para a construção do Terminal Ferroviário de Bação (TFB), da Cedro Participações, em Itabirito (MG). O empreendimento ocupará área útil de 10,77 hectares no distrito de São Gonçalo do Bação.
O projeto, desenvolvido pela Bação Logística S.A., que conta com a participação J.Mendes e a Herculano, prevê uma nova rota para o transporte de minério com previsão de redução da circulação de carretas no distrito de São Gonçalo do Bação. O novo trajeto utilizará a estrada Pico de Fábrica, propriedade da Vale, seguindo pela ITA-330 em direção ao Ribeirão do Eixo até chegar ao terminal ferroviário.
O documento emitido pela Semad inclui as licenças de instalação e operação e tem validade até 10 de fevereiro de 2035. O TFB será integrado à malha da MRS Logística S.A. e deve gerar 100 empregos diretos. O projeto foi precedido por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2023 entre a empresa, o Ministério Público de Minas Gerais e o Estado de Minas Gerais, com medidas para mitigar impactos ambientais e culturais.
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