Volvo apresenta nova linha G de caminhões articulados

O A45G é indicado para operar em conjunto com a escavadeira EC750DL

Por Conexão Mineral 13/04/2017 - 11:50 hs
Foto: Volvo
Volvo apresenta nova linha G de caminhões articulados
A45G

O caminhão articulado A45G que está sendo apresentado pela Volvo Construction Equipment nasceu praticamente para trabalhar em conjunto com a escavadeira EC750DL, lançada pela empresa no Brasil no final do ano passado. A dupla é dirigida para operações de mineração, construção pesada e outras que precisarem de máquinas potentes e de grande produtividade, em uma escala menor à entregue por uma outra perfeita combinação de equipamentos da marca: a escavadeira EC950E e o caminhão articulado A60H.

“O A45G e a EC750DL são máquinas voltadas para clientes que precisam de caminhões com capacidade de carga de 35 a 50 toneladas e de escavadeiras na faixa de 70 toneladas de peso operacional”, explica Masashi Fujiyama, representante de produto da Volvo CE Latin America. O A45G chega ao mercado oferecendo um aumento de 5% de capacidade de carga, na comparação com o A40F. “É um aumento promovido justamente para otimizar a operação de transporte”, lembra Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE LA.

Assim como seu “irmão maior” A60H, o A45G tem novas tecnologias que contribuem para melhorar ainda mais produtividade, como o OBW (On Board Weighing), um sistema de pesagem de carga que garante maior produção por ciclo de trabalho e outros dispositivos para facilitar o tráfego em aclives acentuados e para reduzir risco de tombamento durante basculamento em topografias inclinadas.

O A45G atende à demanda do mercado de levar mais carga por ciclo, mas mantendo as características todo-terreno dos caminhões articulados”, destaca Boris Sanchez, gerente de Suporte a Vendas e Aplicações da Volvo CE LA. Juntas, as máquinas formam uma admirável combinação. A escavadeira consegue carregar o articulado com 4 a 6 passes. Tanto o A45G como a EC750DL são equipados com o potente motor D16, de 16 litros, presentes também na internacionalmente consagrada linha de caminhões rodoviários da marca.

O veículo faz parte da nova linha G de caminhões articulados “A nova geração traz características totalmente novas, que fazem desta máquina a melhor opção do mercado, como o Volvo Dynamic Drive, uma carga útil aumentada e ainda maior eficiência de combustível”, destaca Massami Murakami, diretor de Suporte a Vendas da Volvo CE LA. Essa tecnologia é uma nova e mais inteligente estratégia de mudança de marcha, segundo o fabricante. Ela leva em consideração também os aclives e declives por onde transita, assim como carga na caçamba, tomando então a decisão de qual marcha usar na partida e posteriormente. Quando as condições exigem, o sistema prolonga a marcha, garantindo o máximo de força de tração. “O Volvo Dynamic Drive leva em consideração a carga útil e o relevo do percurso, tornando os articulados ainda mais eficientes”, diz Boris Sanchez.

Os novos articulados chegam também com o Hill Assist, um mecanismo que ajuda quando a máquina roda em aclives acentuados. “O Hill Assist é ativado pressionando-se o pedal do freio na posição parada. Ele mantém o caminhão em posição segura em rampas íngremes o tempo que for necessário. É um recurso muito importante em elevações deste tipo. É mais segurança na operação”, observa Masashi Fujiyama.

Para dar mais suporte ao operador e melhorar a sua segurança, um sensor de ângulo de inclinação lateral foi colocado no chassi traseiro. Ele permite que o operador veja qual é a inclinação lateral antes e durante o basculamento. Por meio do Contronics, é possível definir limites de inclinação e escolher as ações possíveis. Nesse caso, o operador receberá um alerta amarelo, caso uma inclinação lateral crítica seja detectada.

Os caminhões podem ter também o OBW (On Board Weighing), um dispositivo de pesagem de carga que o aproveitamento de 100% da capacidade carga útil, evitando ineficiência em caso de pouca carga ou assegurando a durabilidade e a confiabilidade em sobrecargas. Solução ideal para monitorar a produtividade da máquina, o OBW é totalmente automático.

A unidade de carregamento recebe informações por meio de luzes indicadoras de carga, montadas do lado de fora da máquina, para atingir a carga nominal e avisar quando há sobrecarga. Três luzes diferentes se acendem, dependendo da quantidade de carga no caminhão. As luzes de indicação de carga também são visíveis para o operador, assim como a carga real, ambas apresentadas no visor do Contronics.