Serviço Geológico do Brasil lançará publicação sobre minerais críticos e estratégicos no PDAC 2026

Comitiva participa de agendas estratégicas e apresenta dados sobre o potencial mineral brasileiro

Por Conexão Mineral 28/02/2026 - 23:39 hs
Foto: SGB

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) participará, entre os dias 1º e 4 de março de 2026, na cidade de Toronto, no Canadá, da Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC 2026). A presença da instituição é parte dos esforços do governo federal para fortalecer a posição do Brasil no cenário global da mineração, ampliar parcerias técnicas e atrair investimentos para o desenvolvimento sustentável do setor.

A comitiva do SGB será formada pelo diretor-presidente, Vilmar Medeiros Simões; pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais, Valdir Silveira; pelo chefe do Departamento de Geologia, Marcelo Almeida; pelos pesquisadores Maurício Pavan e Anderson Dourado; e pelo assessor da presidência Gledson Brito.

Durante o evento, os representantes do SGB participarão de reuniões e apresentarão projetos e dados atualizados sobre o potencial mineral brasileiro, incluindo o lançamento da edição de 2026 da publicação internacional An overview of critical and strategic minerals potential of Brazil. As ações reforçam o papel estratégico do Brasil no fornecimento de minerais estratégicos e críticos para a transição energética, como lítio, níquel, cobalto e terras raras.

Para o diretor-presidente do SGB, Vilmar Simões, a participação na PDAC é uma oportunidade de fortalecer a cooperação internacional e dar visibilidade ao potencial mineral do país. "A presença do Serviço Geológico do Brasil no PDAC reafirma o compromisso do governo federal com a produção de conhecimento geocientífico de excelência e com a promoção do potencial mineral brasileiro no cenário internacional. O Brasil reúne condições geológicas favoráveis e grande potencial em minerais estratégicos, fundamentais para a transição energética e o desenvolvimento sustentável", destacou.

Reuniões estratégicas e cooperação internacional

A agenda da comitiva inclui reuniões com serviços geológicos e instituições de diversos países, além de representantes da indústria mineral e centros de pesquisa. Os encontros têm como objetivo ampliar o intercâmbio técnico, fortalecer parcerias institucionais e viabilizar projetos conjuntos nas áreas de geologia, minerais críticos e inovação tecnológica.

O SGB também participará das atividades do Brazilian Mining Day e do Brazil Pavilion, espaço dedicado à promoção do potencial mineral brasileiro, onde serão apresentados dados, mapas e informações técnicas que apoiam investimentos e pesquisas no país. Pesquisadores estarão disponíveis para dialogar com representantes de empresas, governos e instituições acadêmicas.