Ripper de Impacto Xcentric pode reduzir tempo de extração de materiais em até 80%
Equipamento acoplado em escavadeiras substitui o uso de rompedores ou explosivos
O uso de explosivos na operação de desmonte nem sempre é uma opção viável, por diferentes fatores. Mas existem outras opções e que ainda podem reduzir os custos e agilizar a produção, como por exemplo o Ripper de Impacto Xcentric, produzido na Espanha e disponibilizado no Brasil pela Prime Máquinas. O Xcentric pode ser acoplado em qualquer escavadeira e utilizado na extração de calcário, gesso, saibro, argila e materiais fissurados, inclusive em áreas nas quais a perfuração e o uso de explosivos não são permitidos por motivos de segurança ou ambientais. O equipamento ainda pode ser utilizado em diversos serviços de escavação, como abertura de valas ou até mesmo em empresas de reciclagem.
“A primeira e grande vantagem do Ripper de Impacto Xcentric, sem dúvida, é o alto rendimento de produção quando comparado com outros sistemas de extração de materiais. Seu projeto mecânico descomplicado possibilita um baixo custo de manutenção. É completamente produzido em aço resistente a desgaste, com baixa emissão de ruídos sendo menor do que qualquer outra ferramenta de escavação, pode ser utilizado sob água sem qualquer risco de danos até mesmo em águas salobras, sem necessidade de adaptações de nenhum dispositivo extra. Pode ser adaptado em inúmeros locais de trabalho”, explica Jair Rosa, diretor da Prime Máquinas.
Redução de custos
Segundo Jair Rosa, é possível obter uma grande redução nos custos com o uso do Ripper em função dos gastos com manutenção, economia de combustíveis e tempo de parada reduzido. “A redução geral de custos na cadeia produtiva também é facilmente observada em função da alta produtividade deste equipamento. A estimativa deve ser calculada levando em conta os critérios específicos de cada operação, mas com base nos dados obtidos de equipamentos em operação, podemos afirmar que a economia obtida pode ultrapassar 50%. Temos vários exemplos e, entre eles, podemos destacar as operações onde substituímos o uso de rompedores. Nestas situações, a aplicação do Ripper de Impacto Xcentric pode representar uma redução de até 80% no tempo para remoção dos materiais, acelerando em muito o volume obtido por hora de trabalho. Tivemos excelentes resultados em uma empresa de grande porte que atua na mineração de pedras preciosas do Rio Grande do Sul, onde inserimos o Xcentric para acelerar a operação, que anteriormente era realizada com uso de rompedores e explosivos. De maneira geral, projetamos que o equipamento se pague dentro do seu primeiro ano de uso, ou até mesmo no primeiro semestre, se Xcentric atingir seu desempenho máximo em m³ por hora e a planta do cliente suportar esse aumento de volume.
Aplicação na escavadeira
Marcos Quadros, supervisor de Vendas da empresa, explica que o Ripper é compatível com qualquer escavadeira, desde que em sua escolha sejam respeitadas as características de cada modelo, tais como vazão e pressão de óleo, e peso operacional de acordo com o suportado pela máquina portadora. “Para o funcionamento é necessário que a máquina portadora escolhida possua linha hidráulica auxiliar para acessórios. Caso a máquina portadora não tenha esta condição, podemos instalar esta linha sem maiores complicações”, ressalta Quadros. O equipamento está disponível para escavadeiras de 0,8 a 100 toneladas.
“O Ripper de Impacto Xcentric tem dois anos de garantia e a Prime Máquinas disponibiliza a assistência técnica em todo o território nacional, coordenada por sua matriz em Garibaldi (RS). Temos mecânicos de campo para deslocamentos em todo o País”, explica Quadros. Segundo ele, até mesmo a substituição do dente quando perde seu poder de penetração pelo uso natural é realizada rapidamente, porque o mesmo foi projetado para que a substituição ocorra em tempo reduzido, minimizando o tempo de parada do equipamento.
Acesse a Galeria de Vídeos do Conexão Mineral e veja o Ripper de Impacto Xcentric em operação:
http://www.conexaomineral.com.br/video/175/xcentric-xr42-da-prime-maquinas-operando-no-brasil.html
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias