Carregadeira Liebherr economiza até 25 % no consumo de combustível

Por Conexão Mineral 08/12/2018 - 00:05 hs

Durante a 10ª edição da M&T Expo, a Liebherr expôs produtos como a escavadeira R 954 C SME, o guindaste sobre pneus LTM 1250, as pás-carregadeiras L 556 e L 580, a betoneira HTM 804, a autobomba de concreto THP 70 D-C e a cabine do guindaste de torre 85 EC-B 5b, além de um motor remanufaturado.

A escavadeira R 954 C SME é um modelo da classe de 60 toneladas. O modelo “Super Mass Escavation” tem um carro inferior robusto e utiliza um contrapeso mais pesado que o seu modelo convencional, a R 954 C, o que permite a utilização de uma caçamba maior sem perda da estabilidade da máquina. Equipada com motor diesel Liebherr de seis cilindros em linha, com 240 kW / 326 HP, de acordo com o padrão de emissões vigente no Brasil Proconve/MAR-I, a escavadeira possui um motor já consolidado no mercado. O implemento está configurado para atingir a maior produção possível: a lança de 6,70 metros SME e o braço de 2,35 metros SME permitem à Liebherr oferecer aos clientes uma caçamba de 3,7 m³ HD. Com essa configuração para escavação de rocha detonada de até 1,80 t/m³ de densidade empolada, com seus cilindros de maior diâmetro que atingem forças de escavação até 29% maiores que o seu modelo convencional e um baixíssimo consumo específico de combustível, a R 954 C SME atinge seu objetivo ao oferecer a mais alta produtividade em termos de tonelada produzida por combustível consumido em aplicação de pedreira no Brasil.

As pás-carregadeiras L 556 e L 580 também estavam expostas na M&T Expo. A L 556 possui carga de tombamento de 12.850 kg e caçamba padrão de 3,5 m³. Já a L 580, o maior porte de carregadeira da Liebherr fabricada no Brasil, tem carga de tombamento de 18.000 kg e caçamba padrão de 5,0 m³. As duas máquinas contam com o  sistema de transmissão hidrostático Liebherr, que permite o posicionamento e a distribuição ideal dos componentes no equipamento e, dessa forma, reduzem a necessidade de contrapeso adicional sem qualquer prejuízo à capacidade de carregamento das máquinas.

Com uma alta eficiência de transmissão, peso operacional otimizado, controle de tração dos pneus independente da hidráulica de trabalho e o freio hidrostático, as pás-carregadeiras Liebherr são mais leves, economizam até 25% no consumo de combustível e desgastam até 25% menos seus pneus em relação às pás-carregadeiras convencionais, além de possuírem um freio de serviço praticamente isento de manutenção, de acordo com o fabricante. 

Remanufatura

A Liebherr também exibiu no evento um motor remanufaturado, que também faz parte do programa Reman Liebherr. O programa tem como objetivos principais a economia e disponibilidade, aliadas à qualidade do produto Liebherr, pois apenas utilizam-se peças originais na remanufatura.

Os componentes remanufaturados oferecem qualidade a um preço consideravelmente mais baixo do que as peças novas, além de permitir que os equipamentos fiquem disponíveis mais rapidamente, oferecendo redução de custos total e aumentando a vida útil da máquina.

Guindastes

A empresa também mostrou a cabine do guindaste de torre 85 EC-B 5b. O equipamento foi desenvolvido para atender obras civis e imobiliárias de médio porte e tem capacidade de atender diversas frentes do canteiro de obra.

Possui altura livre de gancho de 46,2 metros, sem ancoragem, e capacidade máxima de carga de 5.000 kg, sendo 1.300 kg na ponta da lança, a 50 metros de raio. O equipamento conta ainda com uma moderna eletrônica embarcada, equipado com um sistema de monitoramento eletrônico e com vários sensores.

Possui mecanismo de elevação de 22 kW, inversor de frequência e coletor elétrico (que evita torções do cabo de alimentação). Dependendo das necessidades da obra, o guindaste de torre pode estar equipado também com um sistema automático e patenteado pela fabricante de troca das quedas de cabo (duas e quatro quedas), permitindo que o guindaste dobre a sua capacidade de carga e retorne ao estado anterior, em segundos.

A empresa também apresentou o guindaste móvel LTM 1250-5.1, que foi adquirido pela empresa Guindastes Tatuapé. Os guindastes LTM possuem chassis all-terrain, que são ideais para o uso combinado on e off-road. O equipamento conta com evoluções tecnológicas como motorização única, Vario Ballast, Variobase, Ecomode e é hoje o guindaste de maior capacidade da classe de 5 eixos.

O Vario Ballast possibilita o ajuste mecânico simples do contrapeso e a base de apoio variável (Variobase) garante maior segurança em espaços restritos, pois possibilita o patolamento em qualquer posição, aumentando a capacidade de carga e ampliação do campo de trabalho. Por meio do programador de operação LICCON, o comprimento de extensão de cada patola e a força de apoio de cada uma é medida e as capacidades de carga exatas são calculadas, garantindo a segurança de operação.

Tecnologia do Concreto

A Liebherr levou para o evento a betoneira hidráulica HTM 804. O equipamento conta com as hélices Liebherr Longlife, desenvolvidas especialmente para terem maior vida útil e podem reduzir em até 75% os gastos com manutenção do equipamento, aumentando sua disponibilidade. Além disso, a HTM 804 possui o comando EMC BR Liebherr, que permite uma interface simples, robusta e eficiente com o operador do equipamento.

A aceleração do caminhão é integrada com o sistema da betoneira e possui opções de comando interno, que possibilita operação sem necessidade de descer do veículo. A inovadora função “tráfego” garante maior economia de combustível e diminui consideravelmente o desgaste do tambor.

Lançada em 2015, a autobomba de concreto THP 70 D-C tem motor diesel nacional e é de construção simples. É a menor bomba do portfólio de bombas de concreto da Liebherr Brasil, com capacidade nominal de produção de 70m3 e coxo de 600 litros. O equipamento é montado sobre caminhão, tem agitador duplo com motorização, que não deixa o concreto parado e possui fácil acesso para limpeza e manutenção.