Metso lança caçamba para caminhão de mineração com revestimento de borracha

Novidade foi apresentada na Bauma e será produzida também no Brasil

Por Conexão Mineral 17/04/2019 - 17:21 hs
Foto: Metso
Metso lança caçamba para caminhão de mineração com revestimento de borracha
Caçamba da Metso com revestimento de borracha deverá entrar no mercado brasileiro em 2019

A Metso lançou na Bauma 2019 uma caçamba híbrida para caminhões de mineração e rodoviários fora-de-estrada, a Metso Truck Body, que combina os benefícios da borracha e do aço de alta resistência estrutural, permitindo que as minas e pedreiras transportem mais carga com menos esforços. Segundo a empresa, o revestimento de borracha pode aumentar a vida útil da caçamba em até seis vezes, com peso de 20% a 30% menor que as convencionais em aço.

A opção pelo revestimento de borracha ao invés da chapa de aço, segundo a empresa, proporciona ainda outros benefícios, como redução de ruído pela metade e, principalmente, vibração, que na versão oferecida é até 97% menor, protegendo os elementos rodantes do veículo. A substituição do revestimento da caçamba após o desgaste também é mais ágil: pode ser realizada em seis horas, enquanto a de chapa de aço pode demandar três dias.

 “O transporte é um dos componentes mais caros de uma operação tradicional de mineração ou de agregados. Além de combustível e mão de obra, há muita manutenção envolvida. Para garantir a eficiência de custos, um caminhão fora-de -estrada deve transportar o máximo possível de carga em cada viagem. Na Metso, nós nos propusemos a enfrentar esse desafio e projetamos uma caçamba que requer manutenção mínima e maximiza a carga útil. O resultado é um custo operacional menor por tonelada transportada”, afirma Lars Skoog, vice-presidente da Mining Wear Lining & Screening, Metso.

Segundo Marcelo Franco Motti, vice-presidente sênior, área de Mercado Brasil da Metso, a empresa está mapeando os fornecedores e espera produzi-la na sua fábrica em Sorocaba (SP) e disponibilizar o produto ao mercado brasileiro ainda em 2019. A caldeiraria de precisão deverá ser realizada por fornecedor externo e a aplicação da borracha de 80 mm, importada da empresa na Suécia, ocorrerá na unidade do interior paulista.

A nova caçamba está disponível para todos os principais modelos de caminhões usados ​​em mineração e pedreiras. Segundo a Metso, diversas opções de revestimento garantem o ajuste específico da aplicação, mesmo em operações que enfrentam problemas como o carry-back.