Metso lança caçamba para caminhão de mineração com revestimento de borracha
Novidade foi apresentada na Bauma e será produzida também no Brasil
A Metso lançou na Bauma 2019 uma caçamba híbrida para
caminhões de mineração e rodoviários fora-de-estrada, a Metso Truck Body, que combina
os benefícios da borracha e do aço de alta resistência estrutural, permitindo
que as minas e pedreiras transportem mais carga com menos esforços. Segundo a
empresa, o revestimento de borracha pode aumentar a vida útil da caçamba em até
seis vezes, com peso de 20% a 30% menor que as convencionais em aço.
A opção pelo revestimento de borracha ao invés da chapa de
aço, segundo a empresa, proporciona ainda outros benefícios, como redução de
ruído pela metade e, principalmente, vibração, que na versão oferecida é até
97% menor, protegendo os elementos rodantes do veículo. A substituição do
revestimento da caçamba após o desgaste também é mais ágil: pode ser realizada
em seis horas, enquanto a de chapa de aço pode demandar três dias.
“O transporte é um dos
componentes mais caros de uma operação tradicional de mineração ou de agregados.
Além de combustível e mão de obra, há muita manutenção envolvida. Para garantir
a eficiência de custos, um caminhão fora-de -estrada deve transportar o máximo
possível de carga em cada viagem. Na Metso, nós nos propusemos a enfrentar esse
desafio e projetamos uma caçamba que requer manutenção mínima e maximiza a
carga útil. O resultado é um custo operacional menor por tonelada transportada”,
afirma Lars Skoog, vice-presidente da Mining Wear Lining & Screening,
Metso.
Segundo Marcelo Franco Motti, vice-presidente sênior, área de
Mercado Brasil da Metso, a empresa está mapeando os fornecedores e espera
produzi-la na sua fábrica em Sorocaba (SP) e disponibilizar o produto ao mercado
brasileiro ainda em 2019. A caldeiraria de precisão deverá ser realizada por
fornecedor externo e a aplicação da borracha de 80 mm, importada da empresa na
Suécia, ocorrerá na unidade do interior paulista.
A nova caçamba está disponível para todos os principais
modelos de caminhões usados em mineração e pedreiras. Segundo a Metso, diversas
opções de revestimento garantem o ajuste específico da aplicação, mesmo em
operações que enfrentam problemas como o carry-back.
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