Thyssenkrupp: britador de rolos excêntrico, empilhadeira sobre ponte móvel e treinamentos gratuitos
Confira a programação dos cinco techdays que serão realizados no estande da empresa
Os profissionais do setor de mineração que forem à Exposibram 2019 terão a oportunidade de saber mais sobre soluções para aumentar a produtividade e a segurança nas operações mineiras, além das novas tecnologias digitais que são apostas para o futuro do setor. Entre os dias 10 a 12 de setembro, a thyssenkrupp vai promover cinco techdays (leia abaixo a programação completa) que serão conduzidos por especialistas do Brasil e da Alemanha, e vão abordar temas que abrangem todo o ciclo de produção mineral, da mina ao porto.
A thyssenkrupp também apresentará uma série de novidades, entre elas o Britador de Rolos Excêntrico ERC e a Empilhadeira sobre Ponte Móvel lizard®. Além disso, um dos destaques no estande da thyssenkrupp será o seu portfólio de soluções para mineração 4.0, que possibilita a digitalização de todos os processos a partir de sistemas autônomos e inteligência artificial, desde a extração de minério, processamento, estocagem até a logística de escoamento nos portos.
O Britador de Rolos Excêntrico ERC é uma opção para a britagem primária de rochas e minérios. Compacto e robusto, segundo o fabricante, possui um design patenteado, com uma peneira integrada que permite vazões entre 600 e 10.000 toneladas por hora. Adequado para uso tanto em operações subterrâneas como em mineração a céu aberto, o ERC oferece eficiência e flexibilidade significativamente maiores do que os britadores primários convencionais, de acordo com a empresa. O britador trabalha combinando as funções de um britador de mandíbulas e de rolos, aumentando sua flexibilidade operacional no processamento mineral de rochas e minérios de alta e baixa resistência, garantindo assim mais economia, produtividade e eficiência energética.
"Com o ERC, desenvolvemos uma tecnologia pioneira. Seu design inovador combina as vantagens dos britadores primários convencionais e elimina suas desvantagens típicas com o tamanho compacto, por exemplo. Como resultado, o ERC pode ser usado em operações de mineração subterrânea e de superfície e em pedreiras para processar minério e rochas de alta resistência de maneira mais eficaz", afirma Marco Antônio de Castro, diretor executivo da unidade de negócios de Mineração da thyssenkrupp Industrial Solutions para o Brasil.
Além disso, a thyssenkrupp também destaca durante a Exposibram a Empilhadeira sobre Ponte Móvel lizard®, equipamento para lixiviação e empilhamento de rejeitos secos que combina duas tecnologias comprovadas – o transportador tipo em ponte ("bridge conveyor") e o tripper car.
Uma das principais vantagens do lizard® é a utilização de múltiplos crawlers, que permite uma operação mais flexível. Os crawlers duplos garantem manobrabilidade irrestrita em todas as direções, evitando os grandes raios de giro dos sistemas convencionais.
Mineração 4.0
A maioria das plantas e máquinas de mineração gera grandes quantidades de dados. Com as soluções 4.0, todos os equipamentos podem ser automatizados e interconectados, o que permite ao operador monitorar o sistema como um todo à distância, e também contribui significativamente para o aumento da segurança nas operações. Hoje a thyssenkrupp já é capaz de automatizar e interconectar operações de todo tipo de equipamento, desde escavadeiras, sistemas IPCC, britadores, transportadores de correia até sistemas para pátios de estocagem e logística de portos.
No caso específico dos pátios de estocagem, por exemplo, já é possível implementar soluções digitais que possibilitam que os equipamentos identifiquem a localização de cada tipo de material no pátio (por meio de tecnologias de escaneamento 3D e drones), as respectivas características desses materiais e façam a disposição automática nos devidos vagões ou diretamente nos navios, de acordo com o pedido recebido pelo sistema.
"Entre os principais benefícios da digitalização na mineração está o aumento significativo da eficiência dos processos, da produtividade e sustentabilidade, além da redução dos custos de produção, o que para este setor é fundamental. Além disso, os diversos sensores instalados e os dados coletados dos equipamentos inteligentes têm o potencial para permitir manutenções preditivas, que podem reduzir significativamente as paradas nos maquinários", comenta Bruno Castro, brasileiro que lidera o Digital Technology Office, célula de inovação que a thyssenkrupp criou na Alemanha para atender exclusivamente as mineradoras. Esse escritório atua de forma integrada com as 16 localidades especializadas em mineração que a empresa possui ao redor do mundo, entre elas a unidade do Brasil.
Maior sistema de carregamento de vagões para minério de ferro do mundo
Durante a Exposibram, a thyssenkrupp destaca ainda outras soluções para manuseio e transporte de minérios. Entre elas o maior e mais moderno sistema automatizado de carregamento de vagões do mundo, implementado em uma grande mina de minério de ferro do Brasil. Trata-se de um projeto desenvolvido pela unidade da thyssenkrupp em Belo Horizonte (MG), considerada um dos principais Centros de Excelência do Grupo para o setor de mineração. Com capacidade nominal de 16.000 t/h, esse sistema, também conhecido como TLO (Train Load-Out), elimina erros de operação humana e aumenta significativamente a produtividade.
A thyssenkrupp se consolidou, também, como a principal fornecedora de viradores de vagões utilizados em portos pelos quais as mineradoras fazem o escoamento dos minérios para os mercados consumidores. No Brasil, a empresa entregou mais de 80% dos viradores que entraram em operação na última década, com aplicação não só em mineração, mas em outros segmentos industriais.
Produção 100% nacional da nova geração de prensas de rolo de alta pressão HPGR
Outra novidade que a thyssenkrupp anuncia no evento é a fabricação das prensas de rolo de alta pressão HPGR em seu Centro de Serviços situado em Santa Luzia (MG). A nova geração de HPGRs, de acordo com a thyssenkrupp, está mais econômica graças à maior eficiência energética, redução de desgastes – devido à superfície de retificação cravejada de metal duro – e menores custos operacionais em razão da facilidade de manutenção. Com uma eficiência maior, o equipamento proporciona taxas de recuperação 33% mais altas que os sistemas convencionais na área de cominuição. Além disso, oferece mais de 95% de disponibilidade por meio de uma tecnologia inteligente de manutenção preventiva e preditiva. Seja qual for a aplicação, traz mais benefícios na cominuição e ajuda a otimizar os processos de moagem.
Além do Centro de Serviços de Santa Luzia, a thyssenkrupp conta também com um Centro de Serviços em Carajás (PA), localizado bem próximo aos principais complexos de mineração da região Norte. "As duas unidades oferecem um portfólio de serviços 360º, ou seja, que atendem a todo o ciclo de vida de uma planta: gerenciamento e fornecimento de peças sobressalentes e de desgaste, serviços de campo e de oficina, expansões e modernizações complexas, bem como operação e manutenção de plantas", explica Marcelo Botelho, diretor da área de Serviços da thyssenkrupp Industrial Solutions para o Brasil.
Dia 10 de setembro (terça-feira)
17h às 18h – Cases thyssenkrupp: soluções de manuseio de minério
Conheça os estudos de caso da thyssenkrupp nas soluções de melhoria em manuseio de minério, com destaque para equipamentos de carregamento de vagões, virador de vagões e recuperadora.
Palestrantes: Glauber Carvalho e Daniel Monteiro Xavier (engenheiros especialistas em mineração)
Dia 11 de setembro (quarta-feira)
15h às 16h – Britador de rolos tipo ERC: mais eficiência e flexibilidade no processamento de rochas de alta resistência
O novo britador de rolos da thyssenkrupp permite vazões entre 600 e 10.000 toneladas métricas por hora, com um design compacto e robusto.
Palestrantes: Rafaello Croce (engenheiro especialista em mineração) e Raimund Woitnek (gerente de vendas da Alemanha)
17h às 18h – Soluções de moagem: novidades HPGR e Velix
Conheça as novas soluções de serviço da thyssenkrupp para HPGR e a apresentação do moinho vertical via úmida Velix, desenvolvido em parceria com a Eirich.
Palestrantes: Clever Felippo (engenheiro de projetos de mineração) e Cesar Rodrigues (gerente de produto HPGR Minerals)
Dia 12 de setembro (quinta-feira)
15h às 16h – Empilhadeira sobre Ponte Móvel lizard®: solução inovadora para operação mais flexível, com otimização de custos, e britagem móvel de alta capacidade para materiais duros
Solução exclusiva para lixiviação em pilha e empilhamento de rejeitos secos que integra duas tecnologias de maneira inovadora: uma empilhadeira combinada a um transportador tipo ponte e o tripper car.
Palestrante: Rafaello Croce (engenheiro especialista em mineração)
17h às 18h – Mina 4.0
As soluções de máquinas e sistemas da thyssenkrupp para digitalização em cada etapa da mineração, da mina ao porto. A transformação digital já começou!
Palestrante: Bruno Castro (head do Digital Technology Office da Alemanha)
Os techdays são gratuitos, serão realizados no estande da empresa e aceitam inscrições via site (clique aqui para ser redirecionado).
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias