Case investe mais de R$ 36 milhões e lança seis modelos de escavadeiras hidráulicas
O projeto contempla novos modelos e a nacionalização da nova Série C
A Case Construction Equipment investiu R$ 36,5 milhões no lançamento e nacionalização de seis modelos de escavadeiras hidráulicas. Os equipamentos da nova Série C, que vão de 13 a 37 t, estão sendo fabricados na unidade de Contagem (MG), aumentando em mais de 40% a produção local de modelos da marca. O investimento foi feito na criação da nova linha de montagem de escavadeiras, em projetos de engenharia e em outros processos de nacionalização, como a seleção de fornecedores de componentes, testes de validação no campo de prova da marca, em Sarzedo (MG), e em clientes. “Nossa produção nacional passa a cobrir 90% do mercado, dando continuidade a um trabalho que teve início há pouco mais de uma década para tornar a Case uma marca que oferece soluções a todos os segmentos dentro da nossa área de atuação. Nesse período, já tivemos um crescimento superior a 170% em modelos oferecidos no Brasil, entre nacionais e importados”, afirma Roque Reis, vice-presidente da Case para a América Latina. Reis cita que a nacionalização traz inúmeras vantagens, como acesso às principais linhas de financiamento do BNDES, entre elas Finame, Finame Agrícola e Pronamp, além do estímulo à indústria brasileira, pois ao menos 60% das peças são nacionais. “Os clientes também ficam mais protegidos das oscilações cambiais, com maior disponibilidade de peças e, portanto, mais agilidade nas reparações”, detalha.
Já eram produzidos em Contagem 12 modelos em cinco linhas de produtos: a escavadeira hidráulica CX220C, as pás-carregadeiras W20E, 621D, 721E e 821E; a retroescavadeira 580N; as motoniveladoras 845B, 865B e 885B; e os tratores de esteiras 1150L, 1650L e 2050M. O restante dos 32 modelos ofertados para o mercado nacional era importado. Com a entrada dos cinco modelos de escavadeiras, o número total de máquinas nacionais subiu de 12 para 17.
Sobre a nacionalização, Reis explica que o processo é sigiloso, despende investimentos financeiro e de tempo, “mas é imprescindível para chegar à configuração ideal para o mercado, levando em conta condições climáticas, topográficas, variadas aplicações e até de tempo de uso do equipamento, que é muito maior no Brasil que em vários outros países. A validação desse projeto compreendeu testes realizados em clientes, no campo de provas e em bancadas de componentes. Operadores e empresários, que possuem visões distintas do produto, avaliaram as máquinas no uso diário, analisando questões como conforto, segurança e produtividade”, comenta.
Modelos da Série C consomem em média 14% menos combustível que a versão anterior
Criar produtos mais duráveis e com maior produtividade. Esta é a proposta da Case com as novas escavadeiras hidráulicas Série C produzidas no Brasil, de acordo com o gerente de Marketing para a América Latina, Carlos França. Para isso, toda a série de escavadeiras ganhou lanças, braços e opções de caçambas heavy duty, para serviços pesados, que asseguram maior durabilidade desses implementos. O sistema hidráulico foi otimizado proporcionando melhor distribuição da vazão das bombas nos movimentos combinados.
A tubulação, por sua vez, foi redimensionada para evitar o máximo de perdas de carga, aquecimento do óleo hidráulico e carga desnecessária ao sistema, o que resultaria em maior consumo de combustível.
As escavadeiras são equipadas com motores eletrônicos com certificação Tier III. Possuem rotação ligeiramente reduzida, também passaram por ajustes para melhor adaptação a cada condição operacional e ambiental. O sistema de injeção é menos sensível a combustível com alto teor de enxofre, possibilitando assim maior vida útil dos componentes.
Entre as inovações dos motores estão um novo regulador eletrônico que proporciona aumentos de potência correspondentes à exigência hidráulica. O torque e a rotação estão em sintonia com as oscilações de carga, reduzindo ligeiramente a rotação nos movimentos que não demandam potência, como abaixamento e fechamento do braço em vazio e aumentando o torque quando altas cargas são impostas.
Novas funções hidráulicas e no próprio motor, por exemplo, o sistema Shut Down programável, que desliga o motor se nenhum atuador for utilizado durante 3 minutos, também contribuíram para diminuir o consumo de combustível.
Esta função foi adicionada à função Auto Idle, que reduz a rotação do motor para marcha lenta quando não utilizado nenhum atuador durante cinco segundos. Já a função calibre ECO exibe em tempo real, em uma escala de dez, as fases do nível de economia de energia, permitindo que o operador monitore constantemente o consumo.
“Todos estes ajustes asseguraram uma redução no consumo de combustível de 14% em média em relação à série anterior que já era considerada uma das de menor consumo do mercado”, garante França.
A cabine das escavadeiras CASE Serie C é mais espaçosa que os modelos anteriores e os componentes internos foram reposicionados para proporcionar aumento de espaço para os pés (40 mm a partir do banco). Já os níveis de ruído foram reduzidos a padrões semelhantes aos padrões automotivos, em torno de 70 dBa.
Para melhor controle das operações, todas as informações estão disponibilizadas no monitor de LED com tela de 7’’. A tela também pode ser dividida entre duas opções de câmera (visão traseira ou lateral).
Modelos atendem desde aplicações mais leves à mineração
CX130C - O modelo tem peso operacional 12.900 kg ou 13.500 kg (na versão com lâmina) e motor de 95 HP. Está entre as principais aplicações a abertura de valas em banhados, construção de pequenas barragens para irrigação, abertura de valas para redes de esgoto e carregamentos de caminhões. Disponibilizada também uma versão com lâmina de 2.590 mm, que aumenta sua versatilidade e é muito utilizado no agronegócio, em aplicações de nivelamento de terreno e preenchimento de valas. Suas dimensões proporcionam também uma excelente vantagem para o mercado de locação pela facilidade em ser transportada, até mesmo por um caminhão trucado, que possui um eixo na frente e dois atrás.
CX180C - O modelo imediatamente superior ao de 13 toneladas é a CX180C, com peso operacional de 17.815 kg e motor de 119,6 HP, que se encaixa nas demandas do mercado de aluguel por sua versatilidade, e em algumas aplicações feitas por escavadeiras de 20 toneladas, como a colheita florestal. Nesta aplicação, a escavadeira de 18 toneladas é preferida quando a colheita é feita precocemente ou no corte seletivo, pois apresenta melhor custo/benefício.
CX220C Série 2 - As escavadeiras hidráulicas na faixa de 20 toneladas detêm a metade do mercado brasileiro no segmento pela versatilidade. A CX220C Série 2, de 23.774 kg e motor FPT Industrial de 147,8 HP, possui excelente desempenho e produtividade, operando tanto em serviços leves quanto em minerações e escavações de médio porte. Fazendo uma analogia a um jogo de cartas, a CX220C Série 2 é um trunfo nos segmentos em que se aplica uma escavadeira, pois substitui qualquer das demais, guardadas as devidas proporções.
Cx240C Mass Excavator - Para as aplicações onde o trabalho pesado é mais rotineiro, como nas minerações ou em uma extração de pedra, é indicada a CX240C Mass Excavator, com motor FPT Industrial de 147,8 HP e peso operacional de 24.917 kg. O modelo possui algumas similaridades com a CX220C Série 2, como o tamanho da máquina, a potência do motor e o torque. Mas, possui maior contrapeso, braço reduzido, além de caçamba maior e mais robusta, alcançando maior rendimento nessas operações. O modelo agrega a versatilidade operacional de uma escavadeira de porte médio e desempenho em aplicações extremamente pesadas.
CX350C - O principal foco no desenvolvimento da CX350C é atender às necessidades das grandes construtoras e mineradoras. O modelo foi desenvolvido para aplicações em que o objetivo é a alta produção, como é o caso de construções e duplicações de rodovias, que exigem o carregamento de grande quantidade de caminhões. Possui motor de 268,2 HP e peso operacional de 38.201 kg.
CX370C Mass Excavator - Com a mesma proposta das escavadeiras de grande porte que é alta produção, a CX370C Mass Excavator possui várias similaridades com o modelo CX350C, como potência e tamanho, mas com braços mais robustos e contrapesos maiores, que aumentam a capacidade de elevação e garantem maior produtividade em minerações e extrações pesadas. É equipada com motor de 268,2 HP e tem peso operacional de 38.574 kg.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias