Boomer M20 é o primeiro jumbo de perfuração de face no mundo com componentes do sistema hidráulico protegidos

Epiroc lança a próxima geração de jumbos de perfuração multifuncionais

Por Conexão Mineral 23/03/2021 - 15:00 hs
Foto: Epiroc
Boomer M20 é o primeiro jumbo de perfuração de face no mundo com componentes do sistema hidráulico protegidos
Boomer M20 pode ser fornecido com a opção de acionamento a bateria em substituição ao motor diesel

Com sistemas hidráulicos, sensores e cabos protegidos no interior das lanças, o novo Boomer M20 da Epiroc foi projetado e construído para minimizar paradas não planejadas e maximizar o tempo de atividade assim como o desempenho em operações altamente exigentes. Segundo o fabricante, é a próxima geração de jumbos de perfuração para mineração subterrânea.

Um aspecto sempre desafiador na mineração subterrânea é o desgaste diário das mangueiras hidráulicas. Queda de pedras e detritos e o atrito contínuo contra o piso e as paredes do túnel significam manutenções constantes das mangueiras. De acordo com a Epiroc, o design sólido da lança sem mangueira exposta do Boomer M20 minimiza essas paradas não planejadas, o que mantém o equipamento em funcionamento mesmo nas condições mais difíceis.

“O Boomer M20 foi desenvolvido em estreita colaboração com nossos principais clientes e é o resultado de extensas pesquisas e testes de campo. Esta é a escolha perfeita para mineradoras e empreiteiros que desejam superar a concorrência por meio da inovação”, afirma Niklas Berggren, gerente de produto global de equipamentos para perfuração de face da Epiroc.

Recursos automatizados

Alta precisão e desempenho são obtidos graças aos recursos de automação embarcados, recursos tele remotos e planos digitalizados de perfuração, que oferecem maior confiabilidade e qualidade para o ciclo completo. O Boomer M20 permite que o operador carregue os planos de perfuração no local de trabalho, o que elimina a necessidade de configurações prévias na superfície.

“Com o plano digital de perfuração, os turnos podem ser mais longos, mais precisos e proporcionarão muito menos falhas. Registramos uma economia total de custos de até 25% e aumento de produtividade de até 40%”, diz Berggren.

Por meio de recursos tele remotos, os operadores podem perfurar a uma distância segura de áreas perigosas na face do túnel e manter a produção em andamento também durante as mudanças de turno. 

“A segurança está conosco desde o primeiro dia. É nossa maior prioridade e temos implementado grandes esforços para aprimorá-la para os operadores”, diz Berggren.

Graças aos joysticks multifuncionais, os operadores podem manter o foco visual na perfuração o tempo todo. A cabine possui um projeto exclusivo para oferecer visibilidade ideal e, graças aos materiais de amortecimento de vibração, o nível de ruído é mantido em apenas 65 decibéis. Outra vantagem é a possibilidade de perfuração e instalação de tirantes a partir de uma plataforma móvel localizada na parte lateral da cabine, evitando qualquer operação sob uma rocha sem suporte.

Opção de alimentação por bateria

A Epiroc continua a fomentar a eletrificação de veículos para mineração subterrânea. O novo Boomer M20 pode ser fornecido com a opção de acionamento a bateria em substituição ao motor diesel. Um Boomer M20 alimentado por bateria traz economia adicional em saúde, manutenção, ventilação e refrigeração.

“Com o carregador embarcado, o operador não precisa se preocupar com o carregamento, pois ele ocorre automaticamente enquanto estiver ligado à rede para a perfuração. Graças à bateria de alta capacidade, o Boomer M20 tem uma autonomia fantástica e não há nada que atrapalhe o ciclo de operação”, diz Berggren.