Komatsu implanta Sistema Autônomo de Transporte na mineradora sueca Boliden
Empresa adquire sistema FrontRunner para inovar a frota na mina em Aitik
A Komatsu e sua subsidiária Komatsu Europa anunciaram a implantação do FrontRunner, um Sistema Autônomo de Transporte (AHS), em 11 caminhões 930E-5 de ultra classe, em Aitik, uma das maiores minas de cobre a céu aberto da Europa, localizada no Norte da Suécia e de propriedade da empresa sueca Boliden.
A Boliden é uma empresa de metais com foco no desenvolvimento sustentável. A companhia, que atua nas áreas de exploração, mineração, fundição e reciclagem de metais, é a pioneira na utilização deste sistema autônomo na Europa. Junto com a Hesselberg Maskin AB, o distribuidor local da Komatsu, a Komatsu Europa também fornecerá treinamento e suporte aos profissionais que operam na mina durante todo o projeto.
A expectativa é de que o FrontRunner proporcione melhoria significativa para a frota da Boliden em sua mina Aitik. Segundo o fabricante, a combinação da confiabilidade e durabilidade dos caminhões elétricos Komatsu com o poder da tecnologia inovadora de transporte autônomo ajudou os clientes de mineração em todo o mundo a aumentar a produtividade e reduzir o custo total, ao mesmo tempo que promove o zero dano.
O Komatsu FrontRunner é um sistema comprovado, com mais de quatro bilhões de toneladas movimentadas desde sua primeira implantação comercial em 2008 na mina de cobre Gabriela Mistral (Gaby) da Codelco no Chile.
A abordagem da Komatsu para o FrontRunner AHS reúne caminhões basculantes de classe superior com o sistema de gerenciamento de frota DISPATCH® da Modular Mining.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias