CSN aumenta em 27% a produtividade de escavadeiras e caminhões
Reduziram o tempo de troca dos caminhões em 24% e melhoraram a carga média dos caminhões em aproximadamente 18%
Reduziram o tempo de troca dos caminhões em 24% e melhoraram a carga média dos caminhões em aproximadamente 18%
Com o intuito de aplicar um novo ritmo na empresa no segmento de mineração, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), juntamente com a Sotreq, implementaram o Continuous Improvement (C.I.), projeto proporcionou crescimento na produtividade da CSN e identificou os principais pontos que precisavam de aperfeiçoamento dentro da organização. Idealizado por Ronan Candido Mendes, gerente de Operação da CSN, e Geizon Magalhães de Sá, consultor de projetos de C.I. da Sotreq, e implementado por Clayton Nascimento Brito, engenheiro de operação CSN, e Cláudio Gomes Ferreira, supervisor de Treinamento, o projeto proporcionou maior saving entregue pela Sotreq nos últimos cinco anos.
“Começamos a estudar as possíveis mudanças no final de 2014 e no início de 2016 elas entraram efetivamente em vigor. Hoje, a empresa tem uma operação mais coordenada, com sincronismo na atividade, maior controle e redução de tempo nos trabalhos desenvolvidos e, claro, tem a garantia que vai performar como esperava”, descreve Mendes. Por meio de esforços entre a Sotreq e CSN, ocorreu um aumento de produtividade de escavadeiras hidráulicas de mineração CAT 6060. “Quebramos paradigmas que eram comuns antes e, com isso, a organização obteve ganho de produtividade de, aproximadamente, 27% ao final do plano, que foi em meados de fevereiro de 2016. Isso colocou a CSN em um patamar de referência mundial”, informa. Esse resultado ocorreu nas máquinas de carregamento, escavadeira HMS CAT 6060, e transporte, caminhões CAT 793D/F, na operação de lavra de minério e estéril.
Para alcançar o crescimento, diversas adequações foram realizadas e envolveram desde o posicionamento das máquinas até otimização das práticas de aplicação e operação. Além disso, treinamentos das equipes de supervisão, técnica, instrução e operação da mina de Casa de Pedra também foram aplicadas, o que auxiliou na criação de padrões nas operações e contribuiu para a redução dos tempos fixos dos caminhões de mineração Cat® 793D/F e das escavadeiras hidráulicas de mineração Cat® 6060.
Otimização de processos
“Realizamos uma visita ao cliente com o objetivo de identificar quais procedimentos podem ser melhorados para que a produtividade do nosso cliente aumente. Diante disso, realizamos um estudo detalhado das operações e identificamos as oportunidades de melhorias. Posteriormente, aplicamos as mudanças necessárias”, afirma Geizon Sá. Para gerar valor, os projetos são baseados em cinco pilares fundamentais: meio ambiente, produtividade, redução de custo, segurança e transferência de know how. “Qualquer projeto que gere valor na cadeia produtiva por meio da identificação, implementação, acompanhamento e medição dos resultados, em alguma dessas áreas, e seja reconhecido por ele, pela Sotreq e Caterpillar é considerado um C.I.”, complementa. De acordo com ele, o projeto só é entregue após a realização de inúmeros testes e reconhecimento final do cliente. “Nosso intuito é oferecer o menor custo por tonelada e garantir a vantagem competitiva que tanto nossos clientes buscam”, informa.
O consultor explica que foi necessário necessário alterar os procedimentos existentes na mina e convencer os profissionais de que as mudanças poderiam trazer melhores resultados para a frota de Escavadeiras e Caminhões CAT. “O procedimento de operação não contemplava o melhor posicionamento das máquinas de carregamento e dos caminhões durante o carregamento e nas trocas dos caminhões.
Além disso, os Procedimentos Operacionais (PROs) foram melhorados; os supervisores, técnicos, instrutores e operadores da operação da mina de Casa de Pedra em Congonhas foram treinados para garantir que as melhorias implementadas se perpetuem.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Acordo entre mineradoras vai possibilitar reavaliação de depósitos de cobre nas Minas C...
Vitória brasileira: justiça dos EUA determina repatriação da Esmeralda Bahia
Leilão do ativo Ouro de Natividade será realizado pelo SGB no dia 27 de novembro
Metso recebe Prêmio Eikon por seus eventos para clientes na América do Sul
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias