BYD adquire cota de 80.000 toneladas de lÃtio metálico no Chile
O Ministério da Mineração do Chile ofereceu duas das cinco cotas de 400.000 toneladas de lÃtio metálico comercializável (MML) por meio de um processo de licitação pública nacional e internacional. As duas cotas concedidas representam 1,8% das reservas reconhecidas de lÃtio no Chile. Uma das vencedoras da licitação foi a BYD Chile SpA, uma subsidiária da empresa chinesa BYD, apoiada por Warren Buffet, que ofereceu a maior oferta entre os concorrentes da licitação, com US$ 61 milhões, levando uma cota de 80.000 toneladas de lÃtio metálico comercializável.
Segundo o contrato, a empresa terá um prazo de sete anos para realizar a exploração geológica, os estudos e o desenvolvimento do projeto e mais 20 anos para a exploração do metal leve, considerado chave para o desenvolvimento de veÃculo elétricos.
De acordo com Tamara BerrÃos, Gerente regional da BYD Chile, "É uma grande notÃcia que o Chile, um dos paÃses com os maiores recursos de lÃtio do mundo, planeje atender à crescente demanda global por lÃtio e projete o crescimento futuro, para lutar contra a mudança climática. Temos promovido o transporte público elétrico e de energia limpa durante anos e introduzimos a primeira frota de ônibus 100% elétricos com baterias de lÃtio no Chile, para que o paÃs atinja suas metas de emissão zero. Esperamos contribuir para o mercado local de lÃtio com 27 anos de experiência em tecnologia de baterias. Nossa área de Pesquisa e Desenvolvimento na indústria de baterias fortalecerá o desenvolvimento sustentável e inovador no Chile, tanto para sua indústria de mineração nacional quanto para as diferentes comunidades do paÃs".
Stella Li, Vice-Presidente Executiva da BYD e Presidente da BYD North America, comentou: "A BYD sempre teve uma visão global e sustentável do desenvolvimento tecnológico, com o objetivo de expandir nossos negócios em todo o mundo. O Chile se tornou o melhor exemplo de adaptação e visão de futuro, demonstrando que sua estabilidade e compromisso com a inovação o posicionaram como lÃder na América Latina. A BYD tem sido parte desses processos, concentrando-se na inovação e trazendo ao Chile a tecnologia que ajudará a construir um ecossistema sustentável no paÃs. Começamos com a eletromobilidade, e hoje agregaremos valor à extração e produção de lÃtio".
O Embaixador da China no Chile, Niu Qingbao, parabenizou a BYD por vencer a licitação e disse "A BYD é uma das empresas com potencial de qualificação na indústria de mineração no Chile. Espero que a BYD alcance um benefÃcio mútuo e uma situação vantajosa para a China e o Chile".
Conexão Mineral - NotÃcia mais lida na Conexão Mineral em março de 2025