Horizonte Minerals anuncia contratação de empresa para as obras civis do Projeto Araguaia

A previsão de início de operação é o primeiro trimestre de 2024

Por Conexão Mineral 19/08/2022 - 21:42 hs
Foto: Horizonte Minerals
Horizonte Minerals anuncia contratação de empresa para as obras civis do Projeto Araguaia
Horizonte Minerals iniciou a construção do Projeto Araguaia no início de 2022

A Horizonte Minerals – empresa com ações na bolsa de Londres e do Canadá e atuação no Pará – anuncia a contratação da Companhia Paranaense de Construção (Copa) para as obras civis industriais do Projeto Araguaia, maior investimento em níquel no Brasil. A empresa também é responsável pela terraplanagem do empreendimento, um passo importante para a construção do projeto.

“A ampliação do escopo de atuação da Copa no Projeto Araguaia é mais um marco importante no nosso cronograma de obras. A assinatura do contrato de obras civis nos permite continuar avançando na construção do Projeto com confiança, considerando o efetivo trabalho de terraplenagem que a Copa tem realizado e o seu portfólio robusto na entrega de projetos de infraestrutura e mineração em todo o Brasil”, afirma Leonardo Vianna, diretor do Projeto Araguaia da Horizonte Minerals.

O escopo do contrato inclui o fornecimento e instalação das fundações da planta de processo e obras civis relacionadas à infraestrutura de suporte e foi elaborado para aproveitar que a Copa já está mobiizada e a familiarizada com o Projeto. O pacote de obras civis também inclui a instalação de todas as estruturas projetadas e de concreto para a instalação da planta de processo, incluindo estacas, fundações estruturais, lajes de concreto e conexões aparafusadas para permitir que os equipamentos de processo sejam instalados diretamente. Esses fatores contribuem para ajudar a acelerar a instalação das fundações do forno, permitindo o início da instalação do casco do forno ao longo do quarto trimestre deste ano.

O cronograma de construção segue avançado e dentro dos prazos estabelecidos. A previsão de início de operação é o primeiro trimestre de 2024.

Projeto Araguaia e sua capacidade de produção

Presente no Pará há mais de 10 anos, a Horizonte Minerals iniciou a construção do Projeto Araguaia no início de 2022 e a previsão é que as obras sejam concluídas em dois anos. Com vida útil da mina previsto para 28 anos, prorrogáveis, a planta produzirá até 14.500 t/ano de níquel em sua primeira etapa, com potencial de expansão para dobrar esse volume. No final do ano passado, a Horizonte obteve um pacote de financiamento no valor de US$ 633 milhões para implantar o Projeto Araguaia.

Leia também:

Horizonte Minerals assina contratos de US$ 293 milhões e avança na construção do Projeto Araguaia

Horizonte Minerals promove segunda rodada de cursos de qualificação em parceria com o Senai