XCMG Brasil comemora bom momento da marca no País
Fundada em março de 1989 na China, a XCMG ocupa hoje a 1ª posição no setor de máquinas pesadas no mercado chinês e a 3ª no mundo. O Grupo XCMG é constituído por diversas fábricas de máquinas pesadas para construção civil, mineração e agronegócios, oferecendo linhas completas nesses segmentos. Destacam-se os guindastes, equipamentos para terraplenagem, pavimentação, perfuratrizes, elevação e concretagem. Nesse ranking, detém 20% do mercado mundial e 70% do chinês. Seu Centro de Tecnologia e o Instituto de Pesquisa para Máquinas de Construção estão localizados em Xuzhou, China.
No mundo, a XCMG estabeleceu uma rede de comercialização ampla, constituída de mais de 110 distribuidores, oferecendo produtos e serviços em diversos países. No Brasil, desde 2004, conta com dezenas de revendedores e assistências técnicas. Em 2014, iniciou a sua linha de produção na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais. A localização estratégica da unidade fabril, próxima à rodovia Fernão Dias, estreitou os laços da marca com um mercado cada vez mais exigente em qualidade, tecnologia e inovação.
Renato A. Torres, Diretor Comercial a XCMG Brasil, explica que, no Brasil, a marca está entre os cinco maiores fabricantes e com um expressivo market share, apesar de estar instalada no país há apenas oito anos. “Quando viemos para o Brasil a marca realmente trouxe para cá mais os equipamentos para construção e guindastes. E a partir de 2020/2021 apostamos no agronegócio e foi uma ação muito acertada nossa, porque hoje estamos com uma fatia grande. E em 2021 começamos a investir mais fortemente no mercado de mineração, que é muito exigente, com máquinas cada vez mais potentes e também estamos muito satisfeitos com essa aposta. O setor de mineração é um pouco difícil de entrar, porque é mais tradicionalista, mas hoje estamos conseguindo romper essa barreira das máquinas serem de origem asiática. Hoje setor já percebeu que a máquina é tão forte quanto a dos nossos concorrentes. As máquinas estão ficando cada vez mais iguais, com a mesma motorização, transmissão, etc. E a máquina uma hora vai parar mesmo, porque o ambiente operacional é muito hostil. O grande diferencial é o pós-vendas. E nós temos distribuidores no Brasil todo, oferecendo assistência técnica e peças”, afirma Torres. “A mineradora muitas vezes está longe dos grandes centros, com logística complicada, então a máquina não pode quebrar muito e se isso acontecer tem que ter a assistência técnica rápida para atender. Esse está sendo um diferencial”, ressalta. Pará, Mato Grosso e Minas Gerais estão entre as principais regiões com clientes da marca voltados para a mineração.
Segundo o Diretor Comercial, atualmente cerca de 50% das máquinas são destinadas às licitações de governos, 30% para clientes finais do segmento de construção, 10% são para agronegócio e 10% para a mineração.
Lançamentos
A XCMG Brasil lançou na M&T Expo 2022 a escavadeira XE80DA, para a construção em pequena escala, atendendo a demanda de projetos de infraestrutura, como manutenção municipal, paisagismo, proteção ambiental, usinas hidrelétricas e gestão de propriedades, entre outros. No estande da empresa, o visitante podia conhecer outras 15 máquinas, tais como: caminhões, guindastes, perfuratrizes e pás carregadeiras, como ainda contatar a equipe do XCMG Bank.
A escavadeira XE80DA tem peso operacional de 7.730 kg, capacidade da caçamba de 0,35 m3, vazão máxima de 176 L/mim e motor de 4 cilindros (60HP). “Além de proporcionar conforto ao operador, devido à cabine panorâmica com amplo espaço interno, a XE80DA confere baixo consumo de energia, resposta rápida, controle preciso e pequeno impacto, mantendo forte força de escavação e excelente eficiência operacional. Consolidando-se na liderança de tendência a construção verde, outro grande destaque é o Caminhão rodoviário 100% elétrico charging – que foi apresentado ao mercado brasileiro”, explica Torres. Com design vanguardista, o caminhão foi desenhado de modo a reduzir a resistência do vento, economizando energia de forma eficaz. Reforçado com itens de segurança, é dotado de esquema de mudança de energia opcional, que pode funcionar com força total em 5 minutos.
A XCMG também exibiu a escavadeira hidráulica XE35U, sem cauda, também é destaque na feira. O ângulo esquerdo e direito de flexão do equipamento é 75° e 50°, respectivamente, podendo realizar operação complexa junto com o giro da estrutura para escavação paralela a paredes e superfícies. Durante a feira, também estavam em exibição no estande 15 equipamentos, entre eles: XE180BR (Escavadeira), LW350KV (Pá Carregadeira), GR1803BR (Motoniveladora), XE27U (Escavadeira), LW180KV (Pá Carregadeira), XC870BR (Retroescavadeira), XE150BR (Escavadeira), TZ2A e XZ450 PLUS (Perfuratrizes) e os Guindastes XCA250, XCT110BR e XCT70BR.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias