Fagundes adquire 60 caminhões com freio retarder, item cada vez mais presente na operação em minas

Mercedes-Benz Arocs 8x4 é equipado com o Retarder Voith

Por Conexão Mineral 16/09/2022 - 21:10 hs
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
Fagundes adquire 60 caminhões com freio retarder, item cada vez mais presente na operação em minas
Fagundes possui mais de 450 veículos com retarder Voith

Veículos imponentes, capazes de transportar mais de duas vezes o seu peso em toneladas, que operam 24 horas por dia em terrenos e rotas íngremes para operações em minas, distante das rodovias e estradas. São os caminhões exigidos para o setor de mineração, mas que nos últimos anos receberam ainda mais investimentos em tecnologia, eficiência e, principalmente, segurança. Em busca de garantir essas qualidades aos clientes de mineração e infraestrutura, empresas que atuam no segmento estão renovando suas frotas e investindo em novos veículos.  

Um item que se tornou essencial e passa a ser uma exigência por parte de contratantes, frotistas e dos próprios motoristas desses grandes veículos off-road, são os freios hidrodinâmicos de ação contínua conhecidos como retarder. Estes equipamentos garantem otimização da potência de frenagem, independentemente da velocidade, até mesmo durante a troca de marchas o que se traduz em maior segurança, confiabilidade e menores custos operacionais. O retarder pode atuar em conjunto com o freio motor oferecendo de potência de frenagem superior a 900 CV.

A empresa Fagundes Construção e Mineração adquiriu recentemente 60 unidades do Mercedes-Benz Arocs 8x4, a maior frota já vendida no Brasil. Com capacidade técnica de até 58 toneladas de PBT - peso bruto total e 150 toneladas para reboque – capacidade máxima de tração. O veículo vem equipado com o Retarder Voith. 

 “O Arocs possui sistemas que minimizam riscos, oferecendo maior segurança para seus condutores. E dentro desse pacote de segurança, temos o retarder da Voith, desenvolvido para suportar as exigências da mineração”, pontua Luis Lamb, gerente de equipamentos da Fagundes.  

Somados aos outros caminhões da frota que a Fagundes já possuía, são mais de 450 veículos com o retarder Voith atuando nas operações da empresa em diversas regiões do Brasil. Segundo Luis Lamb, que possui mais de 20 anos de experiência no setor, caminhões que possuem o retarder Voith são importantes para as operações. “O retarder faz a diferença. Além de principalmente proporcionar mais segurança aos colaboradores, oferece economia de combustível, aumenta a capacidade máxima dos freios e garante a tranquilidade dos motoristas, diminuindo o estresse e a tensão ao operarem caminhões pesados em operações severas”. A expectativa da empresa com a aquisição dos novos veículos, além de renovar a frota, é ampliar o trabalho. Atualmente a Fagundes atua em diversos locais do país: Rio Grande do Sul, Alagoas, Bahia, Paraná, Minas Gerais, Pará e Goiás. São quase 4.000 motoristas no quadro de funcionários, muitos deles exclusivamente treinados para operar caminhões com retarder, proporcionando assim a máxima eficiência do equipamento.

Maurício Kern, responsável regional de vendas da Voith Turbo, reforça que veículos com retarder têm sido a escolha de empresas de frota que buscam oferecer eficiência nas operações dos clientes. “Atualmente há uma recomendação das próprias mineradoras que os veículos utilizados nesse setor possuam equipamentos que oferecem segurança maior para todos os profissionais envolvidos na operação. O retarder possui esse diferencial”, explica Kern. 

A utilização do retarder também permite uma maior dinâmica na operação e uma velocidade maior no trajeto. Mesmo sendo trechos curtos, é possível aumentar a produção e o ciclo de trabalho. Os caminhões que atuam na mineração funcionam 24 horas por dia, podendo chegar até 450 horas de operação por mês. Por estarem em terrenos acidentados, com subidas e descidas, as distâncias são relativamente curtas, porém com um grande peso de carga. Além disso, o uso do retarder protege peças e componentes, reduzindo a necessidade de paradas para manutenção.  

Fábio Manzini, gerente de vendas da Voith Turbo para o Brasil, explica que as revisões são realizadas por meio de assistência técnica especializada. “Todo caminhão que possui o retarder Voith conta com a nossa equipe de especialistas para eventuais orientações acerca de suas manutenções. Esse trabalho preventivo auxilia a garantir seu pleno funcionamento e também a satisfação dos nossos clientes”.