Ore Investments e ECL Global Trading firmam acordo para implantação do Projeto Serrote

Empreendimento de Titânio e FerroVanádio fica no interior de Pernambuco

Por Conexão Mineral 23/11/2022 - 22:10 hs
Foto: Ore Investments
Ore Investments e ECL Global Trading firmam acordo para implantação do Projeto Serrote
Projeto em Pernambuco conta com reservas minerais confirmadas, passíveis de expansão

A gestora de fundos de investimentos em mineração Ore Investments e a ECL Global Trading firmaram acordo para o desenvolvimento e implantação do Projeto Serrote, que está localizado no interior do Estado de Pernambuco, na cidade de Floresta.

Ore Investments será responsável pela gestão do ativo que focará na expansão e certificação dos recursos e reservas minerais, engenharia e licenciamento, implantação e produção via processamento a seco do concentrado de ilmenita (mineral de titânio) e concentrado de Fe-V (Ferro-Vanádio).

A transação resultou na criação da Ativa Mineração S/A. Os termos da parceria compreendem, na sua fase inicial, trabalhos de pesquisa geológica e testes metalúrgicos e uma vez certificados recursos e reservas, será iniciada a fase de estudos de engenharia e licenciamento e finalmente construção da planta de concentração.

“Estamos executando a tese do fundo conforme planejado. Levantamos mais de R$300 milhões para investimentos em projetos de mineração no Brasil. Fizemos um investimento em cobre em Carajás no início de 2021, outro no desenvolvimento do projeto de ouro Nazareno que já está indo para sua fase-2 de investimentos. Mais recentemente incluímos em nosso portifólio, através da Neeo Minerals, dois ativos de ouro e um de grafita, todos em estágio inicial. Em 2023 daremos continuidade à construção do nosso portfólio, investindo em fosfato, minerais críticos e de bateria, básicos e ferrosos”, afirmou Mauro Barros, Sócio Fundador e CEO da Ore Investments.

“Com base nos resultados obtidos durante o processo de Due Diligenge, somados aos dados históricos do projeto que incluem sondagem e dois anos de lavra e comercialização de concentrado de Fe-Ti, nossa expectativa é a da expansão do depósito que será lavrado a céu aberto com potencial para teores médios, no ROM, acima de 14% de TiO2, que após concentrado terá, como subproduto, um concentrado de Fe-V com potencial para teores de V2O5% próximos à 2%”, menciona Thiago Bonás, Sócio e VP de Recursos Minerais da Ore Investments e CEO da Ativa Mineração.

O concentrado de titânio alimenta uma vasta gama de aplicações na indústria, destacando-se  pigmentos e ligas de alto desempenho em termos de resistência a corrosão e altas temperaturas. Os produtores de ligas de titânio são também um dos maiores consumidores de vanádio fora da indústria siderúrgica convencional. As ligas de titânio contendo vanádio têm relações força-peso muito altas e são usadas na indústria aeroespacial na forma de ligas mestre de vanádio-alumínio.