Correia transportadora com fibra de aramida recebe premiação internacional
Indicada para aplicações extremas, pode proporcionar economia de até 25% no consumo de energia
A consultoria internacional Frost & Sullivan concedeu o prêmio Global Enabling Technology Award 2016 para a fibra de aramida da Teijin Aramid, que compõe a Correia de Aramida Mercúrio. A aramida é uma fibra sintética extremamente leve e durável. O polímero é reconhecido ainda por suportar temperaturas extremas e apresentar índices elevados de resistência.
A Correia de Aramida Mercúrio é composta por uma única lona, com fibras cinco vezes mais forte e cinco vezes mais leves que o aço, com características de alta resistência e flexibilidade. É indicada para aplicações severas, demonstrando eficiência contra rasgos e rupturas e alta absorção de impacto. Segundo o fornecedor, pode ser até 30% mais leve do que as de aço, proporcionando economia de até 25% no consumo de energia. Ainda de acordo com a empresa, o produto possui extensa vida útil, superando a durabilidade de outros tipos de correias transportadoras em até quatro vezes.
“Estamos felizes e orgulhosos com o reconhecimento de um importante parceiro como a Teijin Aramid que, assim como a Correias Mercúrio, prima pela qualidade de seus produtos por meio da constante inovação tecnológica. Nossa sinergia está na busca para oferecer continuamente as melhores soluções aos nossos clientes”, comenta Ivan Ciruelos, CEO da Correias Mercúrio.
Aplicação em britador primário de calcário
Problema recorrente em diversas indústrias, a baixa vida útil das correias utilizadas em britadores primários causa uma série de dificuldades que atrasam a produção e acarretam grandes prejuízos com paradas não programadas e acidentes. Caracterizadas por uma operação com alto índice de impacto e rasgos nas correias, uma empresa do ramo cimenteiro vinha sofrendo com diversas ocorrências de rupturas e rasgos em sua correia da britagem primária de calcário.
Os problemas diminuíam ou até mesmo interrompiam a produção e a solução adotada era fazer emendas nas correias danificadas. Em casos mais severos, no entanto, a correia precisava ser substituída por completo, o que demandava grande esforço e tempo de parada do equipamento.
Depois de desenvolver um trabalho com a equipe de engenharia aplicada e assistência técnica da Correias Mercúrio, foi indicada a de aramida para o cliente. A nova correia, que continua operando desde sua instalação, já atingiu vida útil 3 vezes maior que a especificação anterior (de 4 para 12 meses) e deve aumentar este índice. Durante este período foi registrada a ocorrência de um acidente com uma barra de aço, que atingiu a correia em operação. Apesar da severidade do evento, não houve propagação do rasgo na correia. Além dos ganhos citados, o cliente do ramo de cimenteiras reportou também a diminuição no consumo de energia.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias