Fundição e Fábrica de borracha da Metso em Sorocaba recebem certificação Carbono Zero
A Metso tem metas ambiciosas de redução de emissões de CO2 para suas operações. Em julho, a fundição e fábrica de borracha de Sorocaba, no Brasil, receberam a certificação de carbono neutro de acordo com o padrão PAS 2060:2014 da BSI, uma empresa independente terceirizada. Isso representa um marco significativo e serve como uma declaração formal dos esforços proativos da Metso para diminuir as emissões de CO2 em suas próprias operações.
As operações da cadeia de suprimentos são essenciais para a pegada geral de CO2 da Metso, com a fundição e as fábricas de borracha de Sorocaba respondendo por cerca de 20% das emissões totais de CO2 da Metso.
"A Metso pretende atingir net zero até 2030 e esta certificação significa um passo em direção à meta estabelecida. A neutralidade de carbono é mais difícil de ser alcançada em operações que envolvem a fundição devido ao alto consumo de energia e, nossos clientes buscam cada vez mais evidências de nossas reduções de emissões para ajudá-los a atingir seus próprios objetivos ambiciosos climáticos. A constatação de Carbono Neutro auxilia nossos clientes a reduzir suas emissões na cadeia de suprimentos. Queremos ser um parceiro sustentável e o certificado é um ótimo exemplo de como tornar ações tangíveis”, diz Heikki Metsälä, presidente da Consumables BA.
A iniciativa mais significativa para obter o certificado foi implementada durante o primeiro trimestre de 2023, quando a fundição e as plantas de borracha de Sorocaba fizeram parceria com um fornecedor local de GAS-RECs de origem biometano, permitindo que as unidades zerassem suas emissões remanescentes de CO2 a partir de 2023. Além disso, outras iniciativas ambientais seguindo os planos para Net Zero foram implementadas.
As ações de melhoria em Sorocaba, um dos maiores centros de fabricação da Metso, continuarão em muitas frentes, incluindo o investimento para substituição da caldeira existente a gás, na fábrica de borracha, por uma elétrica e um esforço conjunto entre esta mesma fábrica, a fundição e a fábrica de equipamentos vibratórios para aumentar a produção de sua própria de energia renovável.
“Esta certificação é o mais recente dos nossos esforços para dar suporte aos nossos clientes em suas ambições de uma mineração sustentável na América do Sul. Este ano, também inauguramos um novo centro de logístico e distribuição, bem como introduzimos uma solução de circularidade exclusiva para reciclagem de revestimento de moinho no Chile”, diz Marcello Motti, vice-presidente sênior de vendas e serviços do Brasil, Metso.
As operações de fabricação da Metso em Sorocaba incluem uma fundição e uma fábrica de borracha, que agora foram certificadas, bem como fabricação de equipamentos de peneiramento e um centro de serviços. Hoje, a Metso tem aproximadamente 1.700 funcionários trabalhando na produção, vendas e serviços de campo no Brasil.
Leia mais sobre as metas de sustentabilidade da Metso: clique aqui.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias