Anglo American: um novo olhar sobre atração e retenção de profissionais no setor mineral
Por Geovanni Vieira*
A mineração é um dos pilares da economia brasileira, contribuindo com cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. No entanto, apesar de sua relevância, o setor enfrenta desafios significativos na atração e retenção de profissionais. Esses obstáculos decorrem de fatores como a localização remota das operações, muitas vezes afastadas de grandes centros urbanos, e percepções generalizadas sobre riscos inerentes à atividade.
Diante desse cenário, a indústria mineral tem buscado soluções inovadoras para transformar desafios em oportunidades. Entre as iniciativas adotadas, destacam-se investimentos em infraestrutura, capacitação profissional, saúde e segurança, além de políticas de inclusão e diversidade, elementos essenciais para tornar o setor mais atrativo e acessível.
Na Anglo American, empresa com mais de 50 anos de atuação no Brasil, compreendemos que oferecer remuneração e benefícios alinhados às melhores práticas do mercado é apenas o ponto de partida. Nosso compromisso é ir além, construindo uma relação fundamentada em cuidado, respeito e transparência, que começa já no primeiro contato com as pessoas interessadas em nossas vagas – incluindo programas de estágio e trainee – e se estende ao dia a dia de profissionais que fazem parte do nosso time, sempre incentivando seu protagonismo e desenvolvimento contínuo.
Para facilitar a transição de novos profissionais, oferecemos auxílio de mudança, garantindo suporte logístico para quem precisa se realocar. Adicionalmente, priorizamos a contratação de pessoas das comunidades anfitriãs, promovendo, também, capacitações profissionalizantes gratuitas que frequentemente resultam em oportunidades diretas ou indiretas de trabalho em nossos empreendimentos.
Já para profissionais que fazem parte do time, valorizamos o desenvolvimento de planos de carreira personalizados, que permitem a construção de trajetórias sólidas e alinhadas aos objetivos individuais. Essa abordagem é sustentada por iniciativas como capacitações internas e externas, programas de idiomas, auxílios educacionais e diálogos contínuos com líderes, criando uma base para o crescimento profissional em todos os níveis hierárquicos.
A saúde mental das nossas pessoas também é uma prioridade, com a oferta de psicoterapia online, plantões psicológicos e outras formas de suporte que garantem o bem-estar emocional. Paralelamente, investimos em uma cultura organizacional inclusiva, respaldada por políticas globais, como as de Inclusão e Diversidade, Cuidados Familiares, Combate à Violência Doméstica e Combate ao Bullying, Assédio e Retaliação. Essas diretrizes são aplicadas em todas as nossas unidades e reforçadas por um canal de denúncia confidencial, que assegura a integridade de nossos Valores e práticas.
Algumas ações de suporte familiar ajudam a sustentar essa cultura, como o auxílio creche, as salas de amamentação nas operações e nos escritórios corporativos da Anglo American, além da licença maternidade e paternidade estendida.
Nosso objetivo vai além da contratação e retenção de profissionais: buscamos promover um ambiente no qual todas as pessoas se sintam realizadas e valorizadas. Para isso, além de oferecer um pacote de benefícios competitivo, nos comprometemos com a construção de uma cultura baseada nos nossos Valores de Segurança, Cuidado e Respeito, Responsabilidade, Colaboração, Integridade e Inovação. Tudo isso alinhado ao propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas.
Ao colocarmos as pessoas no centro de tudo e incentivarmos seu protagonismo, estabelecemos uma relação que impulsiona tanto o desenvolvimento profissional quanto o sucesso e a sustentabilidade dos nossos negócios.
(*) Geovanni Vieira, Gerente de Atração e Gestão de Talentos da Anglo American no Brasil
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Dezembro 2024