Motobombas em série permitiram drenagem da cava de Surubim, da Mineração Caraíba

Sem operar desde 2014, o acúmulo de água no local com 60 m de profundidade virou um desafio

Por Conexão Mineral 13/04/2018 - 12:11 hs
Foto: Itubombas
Motobombas em série permitiram drenagem da cava de Surubim, da Mineração Caraíba
Mais de 360 milhões de m3 de água foram retiradas da cava em 45 dias

 

Quatro motobombas fornecidas pela Itubombas foram locadas pela Mineração Caraíba, em abril de 2017. Com altura de 150 m e capacidade para esgotamento 400 m3/h, os equipamentos, modelos ITU-64S17, foram usados no esgotamento de cava da mina Surubim, em Curuçá (BA).

“A drenagem da cava é um desafio nas minas a céu aberto pela recorrência e pela profundidade, principalmente quando ficamos tanto tempo sem as atividades de extração. Com a disponibilidade de locar as bombas, a Itubombas nos atende sempre que precisamos e de forma customizada”, analisou o gerente da Mineração Caraíba, Robson Guimarães. A mineradora opera na extração de cobre na Bahia, desde a década de 1970.

Para se ter uma ideia do que foi essa empreitada, em 45 dias de operação, mais de 360 milhões de m3 de água foram retiradas do local. Além do volume, a profundidade de 60 m era outro desafio e, para enfrentá-lo, a Itubombas desenvolveu uma solução de equipamentos instalados em série, ou seja, uma bomba foi ligada na outra para superar a profundidade total.

De acordo com o fornecedor, em decorrência das chuvas frequentes na região e do sucesso na parceria, as empresas já renovaram o contrato de fornecimento de motobombas para 2018. A Itubombas pertence ao grupo Atlas Copco.